Fáceis de carregar e armazenar, as frutas secas são ótimas fontes de fibras e vitaminas. Para entender melhor os benefícios de cada uma delas (ameixa, uva passa, damasco, entre outros), conversei com a nutricionista Juliana Schaefer* e trouxe algumas informações interessantes para compartilhar com vocês neste post.

Um dos principais pontos positivos das frutas secas é a praticidade. Um pacotinho de 100g é ótimo para carregar na bolsa, o que dá de graça uma outra vantagem: auxiliar no emagrecimento. Como elas têm uma doçura natural, podem substituir aquele desejo repentino de comer doces e até mesmo aquela sobremesa calórica.

Fonte de vitaminas e fibras, ou seja, você vai ficar com uma pele e cabelos mais saudáveis, além de garantir um bom funcionamento do intestino.

Elas ainda ajudam no melhoramento da circulação sanguínea. Algumas frutas secas, como damasco e ameixa são ricas em potássio, mineral que ajuda a eliminar toxinas do organismo, auxiliando na circulação.

A Gaiatri, que é especializada em alimentação saudável, fornece a maioria das frutas secas e castanhas listadas abaixo. Conheça a linha completa aqui.

#1 Ameixa seca

Além dos benefícios já conhecidos para a saúde intestinal devido ao alto teor de fibras, a ameixa preta também é rica em vitamica C, vitamina B2, vitamina A e potássio.

Ela é fonte de antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce de todas as células no organismo, e ainda auxilia na redução do colesterol.

Ela é uma boa alternativa como sobremesa suprindo a vontade de comer um doce.

Receitas:

Overnight de aveia com uva, damasco e ameixa
Bolo de Frutas Sem Glúten
Bolo de frutas vegano [sem açúcar e sem lactose]

#2 Amêndoas

Fonte de vitaminas B1 e B12 que auxiliam no combate da anemia, bronquite e problemas pulmonares; também contribui para a manutenção dos tecidos da pele.

Receitas:

Crumble de banana
Bombom fit de castanhas e frutas secas
Bolo clementine (bolo de tangerina sem glúten)

#3 Banana passa

Fruta de alto valor nutritivo. Fonte de vitaminas A, B, C e minerais tais como ferro, sódio, magnésio, potássio, fósforo e zinco.

Ela é natural e sem conservantes, uma boa opção para lanches pela facilidade de carregar. Boa dica para praticantes de exercícios físicos no pré-treino.

Indicada na prevenção de infecções renais (cálculos biliares), doenças do fígado, problemas estomacais, paralisia, tuberculose e anemias.

Receitas:

Cajuzinho sem açúcar e sem lactose

#4 Castanha de Caju

Considerado um alimento funcional, a castanha de caju é fonte de proteínas, antioxidantes e fitoquímicos. Além disso, ela é rica em ferro, fósforo, selênio, magnésio e zinco.

Fácil de carregar e consumir, ela deve ser consumida sempre com moderação devido ao seu valor calórico.

Receitas:

Cheesecake (sem glúten e sem lactose)
Cajuzinho sem açúcar e sem lactose

#5 Castanha do Pará

A castanha do Pará possui alta concentração de gorduras insaturadas (gorduras boas). Ela tem poder antioxidante, previne doenças cardiovasculares, é boa fonte de proteínas, auxilia no bom funcionamento da tireóide e ainda combate radicais livres e auxilia na saúde cerebral por conta do selênio. Pode ser consumida diariamente, mas atenção a quantidade.

Ela ontribui para a manutenção dos tecidos e das funções digestivas.

Receitas:

Brownie fitness com biomassa de banana verde
Bolo de batata doce com castanha do Pará (sem glúten)
Torta de maçã rápida e fácil

#6 Cranberry

Considerado como fruto vermelho, possui muitos flavonóides (antioxidantes) que atuam no combate a infecções do trato urinário. Pode ser consumido com suco de frutas, smoothies, salada de frutas, iogurtes, etc.

Receitas:

Salada verde com cranberry
Cookie integral de aveia com cenoura
Bolo de frutas sem glúten

#7 Damasco

Assim como a fruta, ele é rico em vitaminas A e B, além de ferro. É muito nutritivo, tem poucas calorias e é uma boa opção de sobremesa substituindo doces e açúcares.

O damasco combate anemia, anomalias do crescimento e doenças glandulares.

Receitas:

Bolo de frutas sem glúten e sem lactose
Overnight de aveia com uva, damasco e ameixa
Bolo natalino

#8 Gojiberry

Considerado como fruto vermelho, contém ação antioxidante e anti-inflamatória pelo alto teor de vitaminas e aminoácidos, em especial a vitamina C. A gojiberry é um potente estimulante, aumenta os níveis de energia e capacidade de concentração. Ela também auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. Leia mais aqui.

#9 Nozes

São ricas em vitaminas do complexo B, aminoácidos e minerais. As nozes beneficiam o sistema nervoso, reduzem o colesterol ruim (LDL) e protegem o corpo contra doenças cardíacas.

Receitas:

Sopa de batata doce, maçã e gorgnozola
Torta integral de ameixa
Muffin integral de nozes

#10 Pepita de girassol

As pepitas de girassol são nutritivas, fontes de proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Contém gorduras saudáveis como o ômega 6 e ômega 9, essenciais ao nosso organismo. Auxiliam na proteção cardiovascular, redução de gorduras, na saciedade.

Adicione-as em saladas, sopas, entre outros.

Receitas:

Pão integral 7 grãos
Salada de grãos rica em fibras
Hamburguer de quínua funcional

#11 Pistache

Rico em proteínas, fibras, selênio, cálcio ferro, potássio, magnésio e vitamina E. Beneficia a redução do colesterol ruim (LDL) aumentando os níveis de colesterol bom (HDL), reduzindo assim o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

#12 Uva passa

Assim como a fruta, a uva passa contém os polifenóis como as catequinas, que tem ação antioxidante protegendo o organismo. Elas também são fonte de ferro e cobre, importantes para a formação das células vermelhas e para a coagulação. São excelentes fontes de energia rápida para atletas pois são ricas em frutose e glicose. Também contém vitaminas que auxiliam no aumento do sistema imune. Além disso, ela ajuda no combate da anemia, das doenças renais e da hipertensão.

A uva passa pode ser consumida no lanche, em saladas, pode ser usada para enfeitar pratos, inclusive decorar pratos de crianças.

Receitas:

Maçã recheada com tahine e mel
Torta de banana integral
Antepasto de berinjela

#DicaDaGe

Eu adoro preparar um potinho com damascos, uvas passas, castanha do Pará e amêndoas. Às vezes eu vario a misturinha e adiciono banana passa, ameixa seca ou outras opções de frutas secas. Geralmente eu como entre as refeições e ajuda muito a segurar a boca para não comer besteira. Outra opção que eu adoro é o Mix de Nuts da Gaiatri, uma misturinha pronta com diversas castanhas para poder saborear ao longo do dia.

O melhor remédio é uma boa alimentação, porém como tudo na vida, mesmo consumindo alimentos saudáveis, estes alimentos têm de ser consumidos com moderação, e sempre que possível faça uma consulta ao nutricionista.

*Juliana Schaefer [CRN 03100009] é pós-graduada em Nutrição clínica e Gestão de Alimentos, com 13 anos de experiência na área clínica e assessoria a empresas de produtos naturais, orgânicos, fitoterápicos, dietéticos e outros. Atendimento especializado na área de emagrecimento, intolerâncias e alergias alimentares, diabetes, entre outras patologias.

Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa receita sempre que quiser!

12 frutas secas para adicionar à sua alimentação agora mesmo

Compartilhe: