Você sabia que o Dia Internacional do Celíaco é celebrado no dia 16/05? Esta data tem como objetivo divulgar a doença e promover uma melhoria das taxas de diagnóstico.

Para quem não conhece a doença, ela é de difícil diagnóstico e, sem tratamento adequado, pode ainda degenerar numa variedade de condições subsequentes, tais como infertilidade, osteoporose e cancro do intestino delgado. Não há cura nem medicação para a doença celíaca. O único tratamento é uma dieta rigorosa sem glúten para toda a vida.

Há também os intolerantes a glúten, que devem evitar seu consumo. Entre outros aspectos, algumas pessoas tem dificuldades de engordar por conta disso e levam anos para descobrir a causa. Isso aconteceu com um amigo próximo, que, após cortar o glúten de sua dieta, obteve ganhos de massa corporal significativos.

Aproveite para ler também: Sem glúten: mito x realidade

Volta e meia posto receitas sem glúten aqui no blog e, para celebrar o mês dos celíacos, resolvi fazer uma seleção com 10 receitas sem glúten, deliciosas, práticas e rápidas para você experimentar na sua cozinha.

Quem disse que comidas sem glúten são ruins, sem graça ou algo parecido, é porque não provou essas receitas que coloquei abaixo! Tem opções para almoço e jantar, além de sobremesas e lanchinhos. Se você tiver dicas de receitas para compartilhar, elas serão super bem vindas! O melhor do blog é essa troca!

#1 Bolo de frutas (sem glúten e sem lactose)

Se você gosta de uma cozinha prática e rápida, vai gostar dessa receita, um bolo de frutas delicioso e super saudável!

Recheado de frutas secas e quínua em flocos, ele é perfeito para quem está buscando uma alimentação mais equilibrada e livre de açúcares. Além disso, ele é ideal para quem tem restrições com glúten ou a lactose. Confira a receita aqui.

#2 Pão de queijo vegano

O polvilho é um ingrediente que não contém glúten e pode ser utilizado em diversas receitas. O pão de queijo tradicional leva polvilho, mas este tem o diferencial de ser também sem lactose.

A batata baroa é a estrela desta receita, e funciona como uma ótima substituição ao queijo. A textura do pãozinho fica igual a do pão de queijo tradicional e o sabor uma delícia, com um toque do azeite! Confira a receita aqui.

#3 Cheesecake sem glúten e sem lactose

Quando eu testei essa receita a primeira vez fiquei receosa de que não fosse dar certo ou que o sabor não ficasse tão bom. Puro engano. Testei e aprovei cada garfada desta torta leve e pouco doce, perfeita para um chá da tarde ou como sobremesa do almoço de domingo.

Essa cheesecake é uma das minhas receitas sem glúten preferidas! Sua massa leva castanhas, o que a deixa crocante e deliciosa! Confira a receita aqui.

#4 Quiche de batata doce

Que tal inovar no jantar de hoje? Além de ser uma delícia, essa quiche de batata doce é super saudável, com batata doce, couve, abobrinha e vários outros ingredientes leves.

A batata substitui a massa, tornando esta quiche sem glúten, perfeita para quem é celíaco. Confira a receita aqui.

#5 Brownie com biomassa de banana verde

Quem disse que brownie tem que ser uma sobremesa gorda e açucarada? Existem maneiras de tornar seu brownie mais saudável e igualmente gostoso, como essa receita de brownie feito com biomassa de banana verde.

Ele não leva nenhum tipo de farinha, ou seja, é perfeito para celíacos! Confira a receita aqui.

#6 Bolo de batata doce com castanha do Pará

Esse bolo é a prova de que uma alimentação sem glúten pode ser incrivelmente deliciosa: ele é fofinho, leve e super saboroso.

A receita é simples e fácil de fazer. O único chato é aguardar ficar pronto e começar a sentir aquele cheirinho tomando conta do ar. Confira a receita aqui.

#7 Cupcake de frutas sem glúten 

Esse é um bolinho de frutas secas sem glúten que eu faço a alguns anos aqui em casa e é um sucesso. Ele é uma ótima opção para levar de lanchinho para o trabalho ou para colocar na merenda dos filhos para o colégio. Confira a receita aqui.

#8 Bolo clementine: bolo de tangerina (sem glúten)

Bolo de tangerina sem glúten? Sim, isso é possível! Não só é possível como é divino. Se você sofre restrições com glúten ou simplesmente evita seu consumo, confira essa receita e se apaixone por ela também.

Sua consistência é leve e fofinha, e o aroma, cítrico. Confira a receita aqui.

#9 Mini quiche de espinafre

bolinho de espinafre com cogumelos

Na correria do dia a dia, não dá pra arranjar sempre desculpinha para não comer bem. Com um planejamento, é possível fazer refeições nutritivas e simples para levar de marmita para o trabalho ou faculdade. Se você é daquelas que sai correndo de casa todos os dias e pula a primeira refeição, que tal uma mini quiche de espinafre com cogumelos para o café da manhã? Além de ser super prática de preparar, ela é prática para levar na bolsa.

Podendo ser chamada também de omelete de espinafre, essa receita é excelente para dietas low carb (com pouco ou sem carboidrato) ou com restrições de glúten. Além disso, seus principais ingredientes são ricos em proteína: ovos, cogumelos, parmesão e creme de leite. Confira a receita aqui.

#10 Macarrão de abobrinha com molho de beterraba

A receita de hoje é simples e é uma ótima opção para quem está com uma dieta restritiva a glúten ou carboidratos. O macarrão de abobrinha é super prático e rápido. Confira a receita aqui.

Para servir junto, um molho de beterraba feito em casa que fica divino!

Para finalizar, já conhece as Granolas Sem Glúten Gaiatri?

Depois dessa seleção maravilhosa de receitas sem glúten, aproveito para apresentar as Granolas da minha marca, a Gaiatri para você.

Eu posso ser suspeita para falar, pois fui eu que desenvolvi as receitas, mas elas são todas crocantes e é difícil de escolher meu sabor preferido entre os 5 existentes: tradicional; maça e canela; musli (sem açúcar); mel e cranberry; e coco cacau e chia.

granola sem glúten

Gostou? Salve no Pinterest e acesse essas receitas sempre que quiser!

Compartilhe: