Para quem é vegano ou tem intolerância a lactose, tirar certas coisas da dieta às vezes pode parecer um grande sacrifício, mas não precisa ser assim. Encontre no post de hoje uma receita deliciosa de pão de queijo sem lactose, fácil e rápida de fazer.

Como boa mineira, eu ADORO pão de queijo! Recentemente, descobri uma receita vegana do pãozinho mineiro e resolvi testar. Vocês não vão acreditar como essa receita é maravilhosa!

A batata baroa foi uma ótima substituição ao queijo. A textura dele fica igual à do pão de queijo tradicional e o sabor uma delícia, com um toque do azeite! Vai dizer que não fica igualzinho?

Vale ressaltar que essa receita não leva queijo, o nome utilizado foi apenas para remeter ao que todos conhecem como “pão de queijo”.

pão de queijo vegano ingredientes

dsc_0176

dsc_0178

dsc_0180

dsc_0182

pão de batata baroa

pão de queijo vegano

pão de queijo sem lactose

Ingredientes

5  batatas baroa médias
3 xícaras de chá de polvilho doce
1 xícara de chá de polvilho azedo
1 xícara de azeite de oliva, se preferir use óleo de coco quente
1  1/2 xícara de chá de água bem quente
1 colher de chá de sal

Modo de preparo

Cozinhe a batata baroa ao ponto que fique bem macia para amassar com um garfo e fazer um purê. Numa bacia coloque a batata baroa, o polvilho doce e o azedo e o sal. Misture com as mãos, acrescente aos poucos o azeite e torne a misturar. Vá acrescentando devagar a água até perceber que virou uma massa que dá para enrolar. Faça bolinhas com as mãos e coloque-as em um tabuleiro untado. Leve ao forno pré aquecido a 180 graus por aproximadamente 40 minutos. Sirva ainda quente.

OBS:

  1. Depois de frio, esse pãozinho fica como os pães de queijo tradicionais, murchos e sem graça. O ideal é consumir logo depois de levar ao forno.
  2. A receita rende bastante, caso prefira fazer menos quantidade, utilize 1/2 dos ingredientes.

Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa receita sempre que quiser!

Compartilhe: