Uma das coisas que mais amo é poder fazer pão em casa! Eu, como uma boa amante de pães, sempre prezei por qualidade na hora de escolher o meu. Por isso, faço essas delícias em casa há mais de 20 anos! Tivemos muitas receitas de pão aqui no blog nos últimos meses, mas eu percebi que ainda não tinha compartilhado com vocês uma das minhas preferidas: pão de aveia e mel!

Usei um mix de farinhas e cereais para deixar meu pão bem encorpado: usei farinha de arroz e de aveia, além de aveia em flocos e goma xantana. Se você quiser, pode ainda acrescentar muitos outros grãos nesse pão para que ele fique mais nutritivo e cheio de fibras, como linhaça, chia, sementes de girassol e abóbora, entre outros.

E para você que acha que fazer pão em casa é difícil, saiba que é muito mais fácil do que imagina. A parte mais importante é a fermentação, que nada mais é do que deixar o fermento descansando em água morna antes de misturar aos outros ingredientes. Depois disso, fica tudo mais fácil. Fique atento ao forno para não abri-lo nem antes nem depois de ficar pronto para que seu pão não murche. 😉

Veja outros pães deliciosos aqui do Blog da Gê:

Receita: pão de cenoura low carb
Receita: pão de cebola
Receita: pão de abobrinha low carb
Receita: pão de aipim sem glúten
Receita: pão rústico de azeitonas e nozes

pão de aveia e mel

pão de aveia e mel

pão de aveia e mel

pão de aveia e mel

pão de aveia e mel

Ingredientes

3 1/3 xícaras de Farinha de Aveia Gaiatri
2 colheres de sopa de Aveia em Flocos Gaiatri
1 1/2 xícaras de água morna
1 colher de sopa de fermento para pão
1/4 xícara de azeite
1/2 xícara de mel
1/2 xícara de amido de milho
1/2 xícara de Farinha de Arroz Gaiatri
2 colheres de chá de goma xantana
1 colher de chá de sal
1/4 colher de chá de canela
4 ovos

Modo de preparo

Misture o fermento e a água morna e deixe descansar por alguns minutos.

Enquanto isso, em um refratário, adicione o azeite, o mel, o amido, a farinha de aveia, a goma xantana e misture. Adicione o sal, a canela e os ovos. Bata por alguns minutos até ficar fofo. Acrescente a água com o fermento e misture bem.

Coloque em uma forma de pão untada e deixe crescer por cerca de 45 minutos até dobrar de tamanho. Enquanto isso, preaqueça o forno a 180º.  Para finalizar, faça cortes com uma faca serrilhada e polvilhe o topo do pão com um pouco  de aveia em flocos. Leve o pão ao forno por cerca de 45 minutos.

Observação: é importante deixar o pão esfriar antes de cortá-lo.

Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa receita sempre que quiser!

pão de aveia e mel

Compartilhe: