Aipim é daquelas palavras que em cada estado brasileiro é um nome diferente, não é mesmo? É aipim, é mandioca, é macaxeira… É muita diversidade para uma raiz só. Mas o sabor é o mesmo em todo lugar e a infinidade de coisas que dá para fazer com ele também. Aproveitando que tava cheio de aipim lá em casa essa semana, eu resolvi fazer um pão de aipim sem glúten muito, muito, mas muito gostoso!

A vantagem de fazer pão sem glúten é poder ousar nos ingredientes. Hoje por exemplo eu fiz meu pão de aipim com polvilho doce e polvilho azedo. O resultado é um pãozinho delicioso e com textura de pão de queijo!

Vocês sabem que eu não dispenso uma boa receita de pão, né? Ainda mais quando é fácil assim. E podem esperar que ainda vai ter bastante receita de aipim por aqui, pois eu adoro.

Aqui eu separei algumas receitas de pastinhas para acompanharem seu pão de aipim:

Receita: molho pesto de espinafre com castanha de caju
Receita: pasta de berinjela babaganouche
Receita: hommus de cenoura

ingredientes pão de mandioca sem glúten

pão de aipim sem glúten

receita de pão de mandioca sem glúten

Ingredientes

300g de aipim sem casca
150g de polvilho azedo
150g de polvilho doce
1 colher de chá de sal
4 colheres de chá de açúcar demerara (ou Açúcar Mascavo Gaiatri)
1/3 xícara de azeite
3 ovos caipiras

Modo de preparo

Cozinhe o aipim sem a casca, até ficar bem macio. Depois de cozido, escorra a água, mas não jogue-a fora, reserve caso seja necessário usá-la na receita.

Numa bacia, coloque o aipim já amassado ou espremido num espremedor de batatas (faça isso com o aipim ainda quente, isso facilita). Peneire o polvilho por cima, coloque o sal e o açúcar. Misture tudo muito bem com uma colher de pau. Depois acrescente o azeite e os ovos batidos, misture novamente.

Para finalizar, divida a massa em duas partes, enrole os pães e coloque-os em uma forma untada com óleo e polvilhada com farinha (ou polvilho). Faça riscos na diagonal e leve para assar no forno a 180 graus por 20 minutos.

Dica: outra opção é fazer bolinhas com a massa, como se fosse pão de queijo mesmo.

Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa receita sempre que quiser!

Compartilhe: