Fazer o próprio pão em casa é uma delícia, especialmente porque podemos criar nossos próprios sabores e combinações diferentes com os ingredientes que tivermos em casa. Se você já faz o seu pão em casa e está em busca de inspiração para variar um pouco, experimente essa versão com azeitonas e nozes.

Dessa vez eu optei por fazer pãezinhos pequenos, que são um ótimo formato para receber amigos ou a família em casa. Caso você prefira, é possível abrir a massa toda, recheá-lo e fechar em formato de rocambole para ter um pão recheado.

Veja também:

Receita: Pão de milho

Receita: Chapati (pão integral de frigideira)

Receita: Cracker de quínua

mão na massa

pão em descanso

pão rústico de azeitona

pão integral de azeitona

receita pão de azeitona com nozes

pão com pasta de soja

 

Ingredientes

200g de Farinha de Trigo Integral Gaiatri
300g de farinha de trigo branca
1 colher de sopa de Gergelim Integral Gaiatri
300ml de água
100g de azeitonas pretas picadas
100g de nozes picadas
1 colher rasa de chá de sal
1 colher de sobremesa de azeite
1 colher de sopa de fermento para pão (um pacotinho de 10g)

Modo de preparo

Coloque as farinhas, o gergelim, o fermento, o sal e o azeite em uma bacia. Misture com as mãos e vá adicionando a água aos poucos até que a massa fique homogênea sem grudar nas mãos. Se necessário, acrescente água (caso ela esteja muito seca) ou farinha (caso ela esteja muito molhada) para dar o ponto. Por fim, acrescente as nozes e as azeitonas picadas. Misture novamente até incorporá-las à massa.

Uma observação importante neste momento é o ponto da massa após inserir as azeitonas. Como elas são úmidas, elas podem deixar a massa mais molhada. Se isso acontecer, volte a colocar farinha para dar o ponto.

Deixe a massa descansando por 20 minutos após cobri-la com um pano de prato limpo.

Depois do descanso, utilize uma superfície lisa (mármore, por exemplo), polvilhe farinha e faça bolinhas com a massa. O tamanho você decide. Eu fiz bolinhas que cabem nas mãos, num total de 26. Aos poucos, conforme você for utilizando a farinha da superfície, polvilhe mais. Isso é feito para que o pão não grude.

Deixe os pãezinhos descansando por mais 20 minutos. Após isso, leve-os ao forno a 180 graus por 15 minutos.

Gostou? Salve no Pinterest essa receita e acesse sempre que quiser!

Pão rústico de azeitonas e nozes

Compartilhe: