Conhecer um pouco mais sobre os alimentos que ingerimos é primordial para o nosso bem estar e saúde! Por isso, estou sempre em busca de informações confiável sobre os alimentos que consumimos aqui em casa. Dessa vez, conversei com a nutricionista Juliana Schaefer* sobre a quínua para entender mais sobre esse super alimento que eu utilizo no dia a dia e trazer em primeira mão essas dicas e informações para vocês. Escrevi esse post com os benefícios da quínua e com algumas dicas para você inseri-la no seu dia a dia.

Sobre a quínua e sua história

A quínua (ou quinoa) é um cereal amplamente consumido na região dos Andes e considerada pelos Incas como um alimento sagrado. Ela era conhecida por eles como “grano madre”, ou seja, ela era considerada a “mãe dos seres humanos” e a “mãe de todos os alimentos”. Seu cultivo permitiu inclusive a expansão cultural e territorial do Império Inca.

Com a colonização dos europoeus no século XIV, a quínua foi substituida por cevada e permaneceu “escondida” até que na década de 1960 suas características nutricionais foram reconhecidas e redescobertas através de estudos e pesquisas.

Mais recentemente ela chegou com tudo nas prateleiras dos supermercados e ganhou espaço nos pratos dos brasileiros. Vamos entender o porquê?

beneficios da quínua

Benefícios da quínua para a saúde

Ela pode ser considerada um superalimento, pois possui diversos nutrientes, dentre eles todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa para funcionar bem. Nada mau, né? Se você ainda não se convenceu de você deve incluí-la na sua alimentação, ela também é fonte de cálcio, ferro, vitaminas do complexo B e ácidos graxos ômega 3 e 6, além de ser uma ótima fonte de fibras.

  • Para quem faz atividades físicas com frequência, a ingestão de quinua é bastante recomendada, uma vez que ela é um cereal rico em proteínas e com isso auxilia no fortalecimento muscular. Os vegetarianos também encontram nela uma boa fonte proteica.
  • Suas quantidades significativas de gorduras insaturadas como o ômega 3 e 6 são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e na redução do colesterol, pois são gorduras consideradas do bem, que auxiliam na redução das gorduras ruins.
  • A quinua também ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão arterial, devido a suas quantidades razoáveis de cálcio.
  • As vitaminas do complexo B presentes na quinua são essenciais para um bom funcionamento do sistema nervoso bem como para manutenção muscular e também síntese de hormônios.
  • Ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e processos de cicatrização pelo alto teor de zinco.
  • As fibras presentes no grão dão a sensação de saciedade e satisfação favorecendo dietas de emagrecimento.
  • Para os celíacos, boa notícia! Ela não contém glúten em sua composição. Seu grão, flocos ou farinha podem ser ingredientes de receitas sem glúten.

Como utilizar a quínua no seu dia a dia

Agora que você já sabe os benefícios da quínua, vamos descobrir maneiras simples de inseri-la no dia a dia. Vou listar algumas abaixo para vocês verem que não é um bicho de 7 cabeças.

  • Sopas, como um minestroni, por exemplo;
  • Saladas;
  • Acompanhamento de saladas (flocos), polvilhando um pouco por cima;
  • Frutas, iogurtes, sucos ou vitaminas. Ela pode substituir a farinha láctea ou aveia;
  • Receitas de bolos, pães, biscoitos, muffins;
  • Risoto. Por que não fazer um risoto de quínua ao invés de utilizar o arroz?
  • Hamburguer de quínua. Para os vegetarianos, essa é uma ótima opção!

Veja algumas das receitas que já publiquei aqui utilizando quinua:

Hamburguer funcional de quinua
Muffin de quinua com frutas
Cassarola de quínua
Salada de quínua com cenoura e pepino
Minestrone de quínua
Cracker de quínua

hamburguer de quinua

Recomendações de uso

Ao perguntar sobre a frequência de utilização na dieta, a nutricionista Juliana disse que não existe uma recomendação específica de consumo diário, mas que pensando numa dieta variada pode-se incluir o cereal duas vezes na semana na dieta ou mais, de acordo com cada caso.

Para vegetarianos, por exemplo, a quínua entra no cardápio como fonte proteica, e nesse caso, pode ser consumida em maior quantidade ou mais vezes na semana.

Uma ótima dica que ela deu foi para quem faz academia: usar no pós-treino adicionado em salada de frutas, para reposição de carboidratos e proteínas, recuperação muscular e energética.

Juliana disse que não há qualquer contraindicação para o consumo da quinoa, desde que seja consumida nas quantidades adequadas. Ela é um alimento calórico, que se consumido em excesso pode desequilibrar a dieta.

Vale lembrar que as informações acima não substituem uma consulta clínica individualizada. Para maiores informações sobre recomendação e uso, lembre-se de consultar um nutricionista.

Sugestões de leitura:

As sementes do bem: linhaça, gergelim, chia e girassol
12 frutas secas para adicionar à sua alimentação agora mesmo
Alimentos integrais: uma opção saudável para o controle do diabetes
Os benefícios da chia e como incluí-la no seu dia a dia
Aveia: uma aliada da saúde cardiovascular

*Juliana Schaefer [CRN 03100009] é pós-graduada em Nutrição clínica e Gestão de Alimentos, com 13 anos de experiência na área clínica e assessoria a empresas de produtos naturais, orgânicos, fitoterápicos, dietéticos e outros. Atendimento especializado na área de emagrecimento, intolerâncias e alergias alimentares, diabetes, entre outras patologias.

Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa dica sempre que quiser!

Compartilhe: