Para um final de semana de frio, nada como uma deliciosa receita de sopa na manga. A vantagem do frio é que todo mundo gosta de ficar mais juntinho e aí é fácil reunir a família toda. Se tiver comida boa então, é certeza de sucesso!

A receita de hoje é super nutritiva e colorida, com tomate, pimentão vermelho, cenoura, brócolis, abobrinha… Para quem não conhece, o minestrone é uma sopa italiana composta por uma grande variedade de legumes cortados.

Na receita original não há quínua, uma vez que esse vegetal é original de outra parte do globo, do Peru e arredores. Mas eu sou fã de quínua e achei que foi um ótimo adicional! Aliás, já conferiram meu artigo sobre a quínua? 7 benefícios da quínua + 7 ótimas maneiras de inseri-la no seu dia a dia, clique aqui para ler.

Agora vamos aos ingredientes e modo de preparo. Acho importante ressaltar que os ingredientes tem tempos de cozimento diferentes, portanto siga o passo a passo para não ter erro. Aproveitem!

ingredientes minestrone de quinuaMinestrone com quinuaReceita de minestroneReceita de minestrone 2 Receita de minestrone 3 Receita de minestrone 4 Receita de minestrone 5Receita de minestrone 6 Receita de minestrone 7

Ingredientes

3/4 xícara de Quinoa em Grãos Gaiatri
1 1/2  xícaras de feijão branco cozido  + 15 xícaras de água (vamos usar a água do feijão)
1 cebola grande, cortada em cubos (2 xícaras)
2 cenouras médias, cortadas em cubos (2 xícaras)
1 abobrinha  (1 xícara)
1 brócolis
1/3 de couve flor
6 vagens cortadas na diagonal
1/2 pimentão vermelho, em cubos
1 lata de tomate pelati
3 1/2 colheres de sopa de salsa fresca picada
1 pitada de alecrim fresco
Sal e pimenta preta moída na hora a gosto
2 colheres de sopa de azeite
1 pitadinha de páprica (opcional)
1 pitadinha de curry (opcional)
Opcional: Queijo parmesão ralado para servir na hora de comer

Modo de preparo

Cozinhe o feijão e reserve.

Em uma panela grande coloque o azeite, frite a cebola, depois coloque a cenoura e mexa uma pouco. Acrescente a lata de tomate pelati (jogue um pouquinho de água na lata para aproveitar bem o que fica grudado), o feijão branco cozido juntamente com a água do cozimento, e a quínoa em grãos. Deixe cozinhar por 15 minutos.

Em seguida, adicione a abobrinha, o pimentão e a vagem. Deixe cozinhar por mais 10 minutos. Por último, é a vez da couve flor, do brócolis, do sal e da pimenta (e o curry e a páprica, se você optar por utilizá-los). Se for necessário coloque um pouco mais de água.  Deixe cozinhando por mais 10 minutos.

Após desligar o fogo, coloque os temperos frescos (o alecrim e a salsa).

Está pronto para servir. Polvilhe um pouco de queijo parmesão ralado por cima e um fio de azeite que vai ficar uma delícia!

Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa receita sempre que quiser!

Compartilhe: