Trocar alguns cereais refinados como arroz, massas e pães pelas versões integrais são pequenas mudanças que podem fazer a maior diferença na dieta do diabético. O diabetes é uma das doenças mais conhecidas e diagnosticadas em todo o mundo. Independente de ser portador da diabetes tipo 1 (insulino-dependente) ou tipo 2 (resistência a insulina e obesidade), o tratamento dietético é semelhante: o controle da ingestão de carboidratos.

Conversei com a nutricionista Juliana Schaefer* sobre a doença e ela deu diversas dicas de como melhorar a dieta do diabético no dia a dia.

quinua em grãos

Porque utilizar os alimentos integrais ao invés dos refinados

A Juliana me contou que os carboidratos integrais são os mais recomendados por especialistas para pacientes diabéticos e o motivo da troca de carboidratos “refinados” por “integrais” é a sua capacidade de ser absorvido mais lentamente pelo organismo humano. O grão integral é rico em fibras que reduzem a velocidade de absorção da glicose além de possuírem baixo índice glicêmico.

Os grãos integrais não passam por processo de refinamento mantendo assim seus valores nutricionais como ser rico em fibras, vitaminas A, complexo B (B2, B5) e minerais como cálcio, fósforo e ferro. Além de auxiliar na prevenção de doenças como obesidade, também contribuem na melhora de problemas intestinais.

Veja também: Sem glúten: mito x realidade

O alimento integral é considerado a principal fonte de fibra que, de modo geral, falta no cardápio do brasileiro. As principais funções da fibra presente nesses alimentos são: promover o bom funcionamento do intestino, causar sensação de plenitude, saciedade, reduzir níveis elevados de colesterol e reduzir níveis elevados de glicose sanguínea.

Benefícios dos alimentos integrais para a saúde

Existe uma gama de alimentos integrais que podem ser adicionados no cardápio do diabético, em cada refeição diária, como por exemplo: o arroz integral que apresenta grande quantidade de fibras, além de ser rico em vitaminas A, B, B2, B5 e B6 e em cálcio, fósforo e ferro. A farinha de trigo integral é outra opção com valor calórico semelhante ao da farinha branca, porém apresenta mais vitaminas, proteínas e fibras e pode ser adicionada numa gama de receitas doces ou salgadas. Outras opções são o centeio (grãos, farinha, flocos) para confecção de pães; a cevadinha que é um cereal leve usado na preparação de pães e sopas e o trigo em grão que é rico em ácido glutâmico (tipo de aminoácido) e muito utilizado na culinária árabe.

Os alimentos integrais têm dentre seus benefíciossensação de saciedade, pois é um alimento mais viscoso e, quando ingerido, absorve grande quantidade de água, formando géis que forram a parede do estômago, retardando o esvaziamento gástrico. Eles possuem menos gordura, pois as fibras insolúveis, como o farelo de trigo, ligam-se aos sais biliares e reduzem a absorção de gordura. E as fibras solúveis, como farelo de aveia, feijão, leguminosas, frutas e hortaliças, combatem o colesterol ruim. Os integrais regulam o intestino além de aumentar a quantidade de bactérias benéficas (conhecidas como lactobacilos), diminuindo as bactérias causadoras de doenças intestinais. Importante ressaltar que para funcionar bem o consumo dos integrais precisa estar associado ao consumo de aproximadamente 2 litros de água ao dia.

Todas as refeições devem conter fibras, mas seu consumo superior às recomendações diárias pode ser negativo para seu corpo, gerando excesso de gases e dores abdominais. Tudo na dieta depende de um equilíbrio.

gaiatri produtos integrais

Lista de alimentos indicados

Ainda está na dúvida sobre quais alimentos você deve consumir?Gaiatri tem uma linha completa de alimentos ricos em fibras. Conheça seus produtos aqui.

  • Arroz integral
  • Aveia em flocos
  • Farelo de trigo
  • Farinha de arroz
  • Farinha de aveia
  • Farinha de chia
  • Farinha de trigo integral fina
  • Gergelim
  • Granola Musli
  • Quínua em flocos
  • Quínua em grãos
  • Semente de chia
  • Semente de linhaça

Vale lembrar que todas as informações acima não substituem uma consulta clínica individualizada. Para maiores informações sobre recomendação e uso, procure um nutricionista.

Sugestões de leitura:

As sementes do bem: linhaça, gergelim, chia e girassol
12 frutas secas para adicionar à sua alimentação agora mesmo
Os benefícios da chia e como incluí-la no seu dia a dia
Aveia: uma aliada da saúde cardiovascular

*Juliana Schaefer [CRN 03100009] é pós-graduada em Nutrição clínica e Gestão de Alimentos, com 13 anos de experiência na área clínica e assessoria a empresas de produtos naturais, orgânicos, fitoterápicos, dietéticos e outros. Atendimento especializado na área de emagrecimento, intolerâncias e alergias alimentares, diabetes, entre outras patologias.

Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa dica sempre que quiser!

Compartilhe: