Tenho buscado aqui no blog, trazer sempre a importância de cada alimento e porque eles devem fazer parte de nossa dieta diária. Hoje em dia temos tantas opções de alimentos nas prateleiras dos mercados que é difícil saber o que faz bem e o que não faz para a nossa saúde.

Alimentar-se é um ato de cuidado consigo mesmo. O alimento deve ser encarado como um combustível para o organismo, cabendo a você decidir o que vai ser ingerido. E vale lembrar que cada alimento tem seus nutrientes, vitaminas e minerais.

Hoje vou contar para vocês o porquê da granola ser um mix para a saúde, um alimento que vale a pena ser ingerido no dia a dia. Eu particularmente sou fã de granola e como diariamente no café da manhã, por isso, conversei com a nutricionista Juliana Schaefer* para entender os benefícios da granola para a nossa saúde.

Veja também: 7 benefícios da quínua + 7 ótimas maneiras de inseri-la no seu dia a dia

Granola Premium Gaiatri

Opção saborosa de cereais e de fácil utilização, a granola serve para acompanhar diversos outros alimentos, como misturada ao leite, açaí, iogurte, com frutas ou adicionada em tortas ou sobremesas. Por ser uma excelente fonte de fibras, é muito importante beber bastante água durante o dia. Isso é fundamental para que o corpo possa dar conta de todas essas fibras.

Os benefícios da granola

A granola é um alimento com vários ingredientes funcionais, trazendo diversos benefícios à saúde. Geralmente, ela é composta de grãos e cereais como aveia, germen de trigo, flocos de milho, flocos de arroz, linhaça, frutas secas e castanhas, entre uva passa, maçã desidratada, castanha do Pará e outras. Cada granola tem seu diferencial de acordo com seu mix de ingredientes.

As granolas são constituídas de fontes de vitaminas, fibras, proteínas e nutrientes que vão auxiliar no funcionamento intestinal e na saúde como um todo. Possui vitaminas A, complexo B, C, ferro, ácido fólico, zinco, dentre outros que proporcionam energia, retardam o envelhecimento, reduzem níveis elevados de colesterol e previnem alguns tipos de câncer.

Sua ingestão tornou-se parte do dia a dia de muitas pessoas, em especial mulheres, pois apresentam mais problemas relacionados à constipação intestinal. As fibras solúveis presentes na granola são substratos para microorganismos benéficos da flora intestinal, auxiliando na produção de vitaminas do complexo B e atuando protegendo as paredes do intestino e reduzindo a incidência de alguns tipos de câncer do aparelho digestivo.

Leia mais: Aveia, uma aliada da saúde cardiovascular [+10 receitas deliciosas para o seu dia a dia]

Granola sem Glúten Mel e Cranberry

Se acompanhada de uma alimentação saudável a granola pode ser um grande coadjuvante no processo de emagrecimento, ajudando na saciedade, melhorando o funcionamento intestinal, reduzindo gorduras, eliminando toxinas e impurezas do organismo. Como outros cereais possui alto valor calórico e por isso deve ser utilizada sem exageros, dentro das recomendações dietéticas.

Restrições alimentares

É importante que pessoas com doenças crônicas, como diabetes, observem os rótulos, uma vez que a composição das granolas é variada e a maioria pode apresentar algum tipo de açúcar na composição, e nesses casos indica-se a versão diet. O mesmo vale para quem não pode consumir o glúten, pois existem as granolas sem adição de glúten, mas observe os rótulos.

A Gaiatri oferece uma linha diversificada de granolas, com opções para celíacos e diabéticos. Conheça melhor a linha de produtos Gaiatri aqui.

  • Granola Light
  • Granola Musli (sem glúten, sem açúcar, sem lactose)
  • Granola Sem Glúten Maçã e Canela
  • Granola Sem Glúten Coco, Cacau e Chia
  • Granola Sem Glúten Mel e Cranberry
  • Granola Suíça (com cacau)
  • Granola Tradicional
  • Granomalte
  • Granomel

Granolas Gaiatri

Vale lembrar que as informações acima não substituem uma consulta clínica individualizada. Para maiores informações sobre recomendação de uso, procure seu nutricionista.

*Juliana Schaefer [CRN 03100009] é pós-graduada em Nutrição clínica e Gestão de Alimentos, com 13 anos de experiência na área clínica e assessoria a empresas de produtos naturais, orgânicos, fitoterápicos, dietéticos e outros. Atendimento especializado na área de emagrecimento, intolerâncias e alergias alimentares, diabetes, entre outras patologias.

Outros posts relacionados:

Os benefícios da chia e como inclui-la no seu dia a dia

Conheça 7 benefícios da quínua + 7 ótimas maneiras de inseri-la no seu dia a dia

Aveia, uma aliada da saúde cardiovascular [+10 receitas deliciosas para o seu dia a dia]

Sem glúten: mito x realidade

Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa dica sempre que quiser!

Compartilhe: