Dando continuidade a série de posts sobre os alimentos e seus benefícios, hoje a vez é da aveia, uma aliada da saúde cardiovascular. Já falei aqui no blog sobre outros dois super alimentos: a quínua e a chia, como vocês podem conferir nos links abaixo:

Conheça 7 benefícios da quínua + 7 ótimas maneiras de inseri-la no seu dia a dia

Os benefícios da chia e como inclui-la no seu dia a dia

Conversei com a nutricionista Juliana Schaefer* para entender melhor a aveia e seus benefícios para a nossa saúde. Descobri que ela é um alimento funcional e rico em fibras, o que auxilia no bom funcionamento intestinal e na redução do colesterol.

Benefícios da aveia para a saúde

A aveia é um alimento funcional, rico em substâncias denominadas de betaglucanas (fibras solúveis presentes no cereal) e seu consumo está associado a efeitos hipoglicemiantes (redução dos níveis séricos de glicose) e hipolipídicos (redução dos níveis séricos de colesterol). Diversos estudos científicos atestam que as fibras dietéticas presentes na aveia exercem ação protetora sobre diferentes fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Aveia Gaiatri

O farelo ou farinha de aveia é um alimento rico em fibras que proporciona uma série de benefícios à saúde. Ela auxilia na redução do colesterol elevado e LDL prevenindo acúmulo de placas nas artérias, aumento da pressão arterial e riscos de AVC (acidente vascular cerebral). Com relação ao diabético, o uso regular do farelo de aveia pode retardar a absorção da glicose, controlando melhor seus níveis bem como aumentando a sensibilidade à insulina.

As fibras presentes na aveia também contribuem para um bom funcionamento intestinal, auxiliando no aumento do volume e formação do bolo fecal. Importante ressaltar que é preciso estar associado a uma dieta saudável o consumo regular de água. A fibra da aveia pode também auxiliar nas dietas de emagrecimento, melhorando o transito intestinal e promovendo saciedade.

A sua ingestão, além de melhorar o perfil lipídico, previne também outros fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Como utilizar a aveia no seu dia a dia

A aveia pode ser encontrada em grãos, flocos, farelo ou farinha. Dependendo do que adquirir você pode adicionar em receitas, vitaminas, sucos, saladas de frutas, iogurtes, saladas, massas de panquecas, tapioca, entre outros.

Muita gente tem dificuldade de inserir certos alimentos na dieta do dia a dia, mas a aveia é bem simples e muitas das receitas que posto aqui no blog tem justamente ela como principal ingrediente. Por isso, listei aqui embaixo 10 receitas com aveia deliciosas e saudáveis para você testar em casa. Tem sobremesa, café da manhã e até prato salgado!

Biscoito de aveia e banana

Café da manhã

Overnight de chia

Muffin de quínua com frutas

Cookie integral de aveia com cenoura

Biscoitinho integral de banana com aveia

Sobremesas

Torta integral de ameixa

Torta integral de maçã

Tartelete de chocolate com avelã

Salgadas

Panqueca verde

Hamburguer funcional de quínua

Pão integral com aveia

Juliana disse que não há qualquer contraindicação para o consumo da aveia, desde que seja consumida em quantidades adequadas. Ela é um alimento rico em fibras e deve ser estar inserida em uma dieta com bastante consumo de água.

Vale lembrar que as informações acima não substituem uma consulta clínica individualizada. Para maiores informações sobre recomendação e uso, lembre-se de consultar um nutricionista.

*Juliana Schaefer [CRN 03100009] é pós-graduada em Nutrição clínica e Gestão de Alimentos, com 13 anos de experiência na área clínica e assessoria a empresas de produtos naturais, orgânicos, fitoterápicos, dietéticos e outros. Atendimento especializado na área de emagrecimento, intolerâncias e alergias alimentares, diabetes, entre outras patologias.

Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa receita sempre que quiser!

Benefícios da Aveia

Compartilhe: