Hoje em dia, com a oferta e variedade de pães oferecidos nos mercados, pode parecer estranho fazer o próprio pão em casa. O que muitos não sabem, é que é mais simples do que parece. Não tem segredo, não precisa de super equipamentos e melhor, você sabe que ingredientes está colocando na massa. Além de tudo ainda pode escolher o sabor, usar a criatividade e elaborar receitas de acordo com o que você tiver em casa.

A base é sempre a mesma, o que vai variar são os adicionais. Nesse pão de hoje eu coloquei semente de girassol, semente de linhaça, semente de chia e gergelim. Mas você pode fazer um pão temperado com orégano, manjericão, cebola, cheiro verde, tomate seco, etc. Ou até um pão doce, com banana, canela e uvas passas.

Se você quiser um pão 100% integral utilize somente a farinha de trigo integral. Você  pode também substituir a farinha de trigo branca por aveia em flocos, gérmen de trigo, fubá ou outra farinha de seu gosto. Neste caso, se for usar esta opção, utilize a farinha de trigo integral para dar o ponto na massa.

Há um tempo atrás eu comprei uma daquelas engenhocas típicas da Polishop: uma panificadora automática e, gente!, que coisa mais maravilhosa. É só colocar os ingredientes e programar a máquina para a hora que você quer que o pão fique pronto. Imagina acordar de manhã com um cheiro de pão quentinho delicioso pela casa!

Mas hoje vou ensinar a fazer pão à moda antiga, sem essas coisas de máquina nem tecnologias. Vou ensinar uma receitinha simples e rápida para quem quer aprender a fazer pão em casa, sem mistérios. Vamos conferir?

0001 3

2-DSC_0163

4-DSC_0166

5-DSC_0169

6-DSC_0171

7-DSC_0175

8-DSC_0178

2-DSC_0187

1-DSC_0185

3-DSC_0188

1-DSC_0006

2-DSC_0004

Ingredientes

2 xícaras  (250g) de Farinha de Trigo Integral Gaiatri
2 xícaras (250g) de farinha de trigo
1 colher de sopa rasa de sal
1 colher de sopa de Açúcar Mascavo Gaiatri
¼ xícara (50ml) de óleo de soja
½ xícara (300ml) de água morna
10g de fermento biológico seco

Modo de Preparo

Misture o fermento na água morna e reserve.

Numa bacia, coloque a farinha integral, o sal, o açúcar mascavo, o óleo e a água com fermento. Misture tudo.

Vá adicionando a farinha de trigo aos poucos até dar o ponto, que não grude nas mãos.

Amasse bastante, cubra a massa e deixe fermentando por 15 minutos.

Após, forme os pães como quiser e coloque-os num tabuleiro/forma untado. Pincele com água para a massa não ficar ressecada. Deixe o pão crescer até dobrar de tamanho (aproximadamente 45 minutos)

Leve ao forno pré aquecido a 180°C por 30 minutos.

Se estiver calor o pão irá crescer mais rápido, portanto fique de olho.

Quando retirar do forno, espere aproximadamente 10 minutos para esfriar e desenformar.

Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa receita sempre que quiser!

Compartilhe: