Você utiliza sementes na sua alimentação do dia a dia? Descubra porque você deveria inseri-las na sua dieta e alguns dos benefícios que elas apresentam a sua saúde, como a prevenção de doenças cardiovasculares, o funcionamento intestinal e o equilíbrio hormonal.

O consumo das sementes em geral não faz parte dos hábitos alimentares da maioria da população e um dos motivos se deve ao desconhecimento de seus benefícios à saúde. Conversei com a Nutricionista Juliana Schaefer*, para entender melhor sobre o assunto e compartilho com vocês as minhas anotações aqui.

 

sementes que fazem bem para a saúde

Benefícios

As sementes são fontes de proteínas, gorduras insaturadas (gorduras boas) e fonte de fibras. Elas ajudam a oferecer nutrientes ao corpo, regular o intestino, proteger o coração, reduzir gorduras ruins, causar saciedade em dietas, entre tantos outros benefícios.

O principal efeito das fibras, presentes abundantemente nessas sementes, está relacionado à sua solubilidade em água, sendo classificadas como: fibras solúveis ou fibras insolúveis. As fibras solúveis exercem efeitos positivos no controle da glicemia e prevenção de doenças crônicas, enquanto que as insolúveis são utilizadas para aumento do bolo fecal, aceleração do trânsito intestinal e estímulo aos movimentos peristálticos.

Semente de linhaça

A semente de linhaça contém ômega 3 e ômega 6 (óleos essenciais ao organismo), que auxiliam na redução dos níveis elevados de colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares, além de ser rica em fibras que auxiliam no funcionamento intestinal e no emagrecimento. Ela possui ainda lignanas, substâncias que desempenham papel muito importante no equilíbrio hormonal, aliviando os sintomas da TPM e menopausa.

Semente de chia

A semente de chia é fonte de carboidratos, fibras, ômega-3 e omêga-6 (benéficos para reduzir taxas elevadas de colesterol), contém boa quantidade de cálcio, além de potássio, magnésio e ferro.

Semente de abóbora

A semente de abóbora, por exemplo, além de conter uma grande quantidade de fibras, proteínas, antioxidantes, também tem efeito vermífugo. Pode ser consumida tanto na forma de aperitivo como de farinha.

Semente de gergelim

A semente de gergelim é rica em proteínas, principalmente em aminoácidos sulfurados. A sua combinação com grãos como feijão, por exemplo, formam uma excelente fonte proteica, boa combinação para vegetarianos.

A semente também pode auxiliar na saciedade, além de ser uma ótima fonte de fibras, cálcio, ferro e fósforo.

Sementes com fibras

Como inseri-las na sua dieta

As sementes do bem podem entrar no preparo de pratos ou podem servir como petiscos. Pode-se criar um mix em casa misturando, por exemplo, semente de abóbora com semente de girassol e semente de gergelim, gerando um bom aporte de fibras.

Outra maneira excelente de utilizá-las na sua alimentação é adicionando-as no preparo de pães, biscoitos e bolos. Confira as receitinhas de pães caseiros e biscoitos salgados que já apareceram aqui no blog:

Pão integral sete grãos

Pão rústico de azeitona com nozes

Cracker integral

Palitinho integral

Em relação a linhaça, a melhor forma de consumi-la é triturando sua semente e misturando-a ao suco, leite, vitaminas ou sopas. Você pode também salpicar um pouco de semente de linhaça em saladas.

A semente de chia pode ser consumida de diversas formas:

  • como gel: deixe a semente de molho em água durante alguns minutos, aguarde a formação de um gel para usar no preparo de mingau e sopas ou batida em sucos ou até em receitas de bolo. Lembrando que após formado o gel não se recomenda guardar a mistura
  • substituindo ovo: o gel formado pela chia pode ser um ótimo substituto do ovo em receitas (falei mais sobre esse assunto no post “9 maneiras diferentes para substituir o ovo nas receitas“)
  • como semente: você pode adicionar a semente a líquidos como sucos, iogurtes e vitaminas
  • óleo de chia (pode ser usado para temperar saladas ou para regar a refeição quando já estiver no prato
  • farinha de chia: que pode ser misturada em receitas de bolos e pães, frutas, sopas, mingaus e sucos.

A semente de gergelim fica ótima com arroz integral, saladas e legumes. Confira essa receita de refogado de cogumelos com legumes. Utilizei a semente na finalização e ficou ótimo!

Gosto sempre de lembrar que as informações acima não substituem uma consulta clínica individualizada. Para maiores informações sobre recomendação de uso, procure um nutricionista.

*Juliana Schaefer [CRN 03100009] é pós-graduada em Nutrição clínica e Gestão de Alimentos, com 13 anos de experiência na área clínica e assessoria a empresas de produtos naturais, orgânicos, fitoterápicos, dietéticos e outros. Atendimento especializado na área de emagrecimento, intolerâncias e alergias alimentares, diabetes, entre outras patologias.

Gostou? Salve no Pinterest essa dica  e acesse sempre que quiser!

As sementes do bem: linhaça, chia, gergelim e girassol

Compartilhe: