Quando eu era pequena não existia essa coisa de alimentos orgânicos. As frutas, verduras e legumes eram compradas na feira, sempre de pequenos produtores da região. Não se falava sobre uma série de coisas que hoje em dia estão pauta, como os agrotóxicos e os problemas ambientais causados pela produção em larga escala dos alimentos.

Depois que veio essa onda dos orgânicos, resolvi pesquisar um pouco mais sobre o assunto para entender quais são os motivos para optar por esse tipo de produto e se realmente eles fazem a diferença na nossa vida.

onde encontrar orgânicos Rio de Janeiro

Acredito que o principal ganho que temos ao consumir orgânicos é pelo fato de que eles não tem aquelas substâncias químicas todas que encontramos nos alimentos convencionais. Quando ingerimos alimentos com agrotóxicos, ficamos mais propensos a reações alérgicas, respiratórias, distúrbios hormonais, problemas neurológicos e até câncer. E eles ainda são mais nutritivos!

Além disso, a produção de orgânicos protege o solo e a água de entrarem em contato com substâncias químicas, pois tem como base de seu trabalho a preservação dos recursos naturais. Esse tipo de agricultura respeita o equilíbrio da natureza, restaura a biodiversidade e protege a vida animal e vegetal. Com a utilização de técnicas orgânicas, o solo se mantém fértil a cada produção.

Outro ponto interessante é que, geralmente, ela é proveniente de pequenos núcleos familiares que tem na terra a sua única forma de sustento. Isso significa que ela auxilia na economia e incentiva o trabalho desses pequenos produtores.

Consumir produtos orgânicos além de ser uma ótima opção para o corpo faz bem também para o meio ambiente como um todo!

Acho que podemos resumir a produção orgânica em uma palavra: sustentabilidade. Ela é sustentável social, econômica e ambientalmente.

orgânicos RJ

Onde encontrar orgânicos no Rio de Janeiro

Não é fácil encontrar orgânicos, pois esse tipo de produto ainda não é muito difundido e nem sempre tem um preço acessível. Pensando nisso, resolvi listar alguns locais no Rio de Janeiro e em Petrópolis para que vocês possam encontrar alimentos orgânicos e naturais com mais facilidade. Se tiverem outras dicas, elas serão super bem vindas! É só colocarem nos comentários.

Online

Recentemente, conheci o Organomix. Conhecem? É um supermercado virtual que trabalha com produtos orgânicos e naturais, sempre fresquinhos e, o melhor, eles entregam na sua casa. Adorei a experiência de comprar com eles e até por isso tive a ideia de escrever esse post. Foi super prático!

Eles tem frutas e verduras orgânicas, além de outros produtos naturais e integrais que estavam faltando na dispensa de casa. Até produto de geladeira eles entregam! Se animou com a ideia? Para fazer suas compras no Organomix, o site deles é: www.organomix.com.br

A única questão é que, por enquanto, eles entregam apenas no Rio de Janeiro e em Niterói. Os paulistas também conseguem fazer suas compras, pois eles entregam também em toda a Grande São Paulo.

Feiras livres

Também são ótimas opções para encontrar orgânicos, mas é difícil saber o que é orgânico e o que não é. Mesmo as feiras que se dizem orgânicas me deixam com uma pulga atrás da orelha. De qualquer forma, listei algumas que encontrei no Rio e em Petrópolis.

Essa é uma boa opção para quem não gosta de utilizar a internet para fazer compras ou prefere escolher as frutas e legumes com as próprias mãos.

Rio de Janeiro

Botafogo: tem feira orgânica na pracinha do metrô São Clemente, na Muniz Barreto. Todos os sábados, das 7h às 13h.

Copacabana, Bairro Peixoto: aos sábados, de 8h `as 13h.

Jardim Botânico: aos sábados na Praça da Igreja São José, de 7h às 13h.

Ipanema: a feira acontece toda terça-feira na Praça Nossa Senhora da Paz, de 7h às 13h.

Barra da Tijuca: feira orgânica na Praça do O às terças-feiras, das 7h às 13h.

Itanhangá: aos sábados e domingos, acontece uma feira em frente ao Golf Club, das 8h às 15h.

Tijuca: Feira Orgânica da Tijuca, na Praça Afonso Pena, funciona às quartas-feiras, de 7h30 às 13h30.

Petrópolis 

Centro:  X da Saúde, na R. Monsenhor Bacelar, 237

Itaipava: Hortomercado de Itaipava, de sexta a domingo, até às 13h.

Vale das Videiras: aos sábados acontece uma feirinha orgânica na praça do Vale das Videiras, até às 13h.

Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa dica sempre que quiser!

Compartilhe: