Eu já fiz aqui um refogado de proteína de soja que foi sugestão de uma leitora pelo Facebook da Gaiatri. O refogado foi um sucesso e então me pediram outras opções de um bom refogado vegetariano. Hoje eu ensino a fazer um delicioso refogado de cogumelos com alho poró!

Alho poró e cogumelos são dois ingredientes que vão muito bem juntos. O alho poró é um bom substituto para quem não gosta ou não pode comer cebola, porque a textura é quase a mesma. O diferencial é que o alho poró tem um sabor menos ácido. Sobre os cogumelos, é importante não lavá-los. Isso porque eles absorvem muita água e na hora de refogar não dá muito certo. Caso eles venham muito sujos, um paninho úmido passado delicadamente já resolve.

Para temperar, hoje eu usei sal, curry, páprica picante e pimenta calabresa. Esses têm sido meus temperos preferidos por aqui! E para dar uma incrementada, eu coloquei nozes picadas no final. Elas trazem uma crocância gostosinha para o refogado de cogumelos com alho poró. Se preferir, você pode substituir por castanhas, amendoim ou amêndoas. Aqui em casa eu servi com uma torta de legumes, tomatinhos cereja e molhei tudo com um chutney de manga que eu também já ensinei aqui no blog. E aí, curtiu?

Separei algumas receitas que combinam com esse refogado e que podem compor bem seu almoço:

Receita: suflê de legumes
Receita: salada de lentilha
Receita: berinjela recheada
Receita: banana da terra temperada
Receita: chutney de manga com pimenta rosa

ingredientes refogado de cogumelos

refogado de cogumelos com alho poró

Ingredientes:

1 bandeja (500g) de cogumelos Paris ou shitake
1 alho poró
2 colheres de sopa de shoyu
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de azeite
1 punhado de nozes
curry, páprica picante e pimenta à gosto

Modo de Preparo

Comece picando o alho poró, os cogumelos e as nozes. Depois, ligue o fogo médio. Numa panela grande coloque o azeite e frite o alho poró por três minutos. Adicione os cogumelos e refogue por mais três minutos. Tempere com sal, pimenta e os temperos de sua preferência. Mexa bem por mais dois minutos e desligue o fogo. Finalize com as nozes picadas e tá pronto. Sirva ainda quente.

Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa receita sempre que quiser!

Compartilhe: