Que eu amo hambúrgueres veganos e vegetarianos, vocês sabem! Mas o que eu ainda não tinha compartilhado aqui era uma das minhas favoritas desse nicho: o hambúrguer de lentilha! Essa leguminosa deliciosa além de nutritiva é super versátil. Isso sem falar que ela é uma ótima opção para quem quer cortar o consumo de carne, pois a lentilha também é uma rica fonte de proteínas.

Como todos os meus hambúrgueres,  você só vai precisar de um multiprocessador. Pois depois de picados, é só jogar os ingredientes e processar até se tornar uma pastinha deliciosa. E, ainda, pra dar um gostinho mega especial nessa receita, eu também coloquei a Semente de Girassol Gaiatri.

Além de hambúrgueres, você pode ousar na hora de formatar. Bolinhas, croquetes e mini burguers também ficam ótimos. Uma dica esperta é deixar no congelador seus hambúrgueres por alguns minutinhos antes de fritar, pois assim eles ficam mais firmes e não corremos o risco deles se desfazerem na frigideira. Também é possível assá-los, é até mais saudável. Enjoy!

Confira outras receitas de hambúrguer vegano que você também pode gostar:
Receita: hambúrguer vegano de soja
Receita: hamburguer de berinjela vegano
Receita: hambúrguer de quínua funcional
Receita: hambúrguer de arroz integral vegano

Hambúrguer de Lentilha

lentilha no multiprocessador

ingredientes para o hamburguer de lentilha

como preparar hamburguer vegetariano

hamburguer vegetariano

hamburguer vegano

hamburguer de lentilha

Ingredientes

500g de lentilha cozida
2 colheres de sopa de Semente de Girassol Gaiatri
1/2 cebola picadinha
1 cenoura ralada fininha
1/2 pimentão vermelho picadinho
1/2 pimentão verde picadinho
1 dente de alho grande
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sobremesa rasa de sal
1/2 colher de chá de páprica
1/2 colher de chá de curry
Salsa e cebolinha a gosto

Modo de preparo

Cozinhe a lentilha em uma panela com água cobrindo-a uns 2 dedos acima dos grãos. Deixe em fogo alto por 15 minutos e confira se ela já está macia. Caso não esteja no ponto certo, deixe por mais 5 minutos.

Depois de cozida, escorra a água (não descarte-a, pode ser que seja preciso de um pouco). Processe a lentilha no multiprocessador, até que ela se transforme em uma pasta, e reserve.

Numa panela, refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente os pimentões, a cenoura, os temperos e refogue bem. Em seguida, coloque a massa da lentilha e misture bem. Se sentir que a massa está muito seca, coloque um pouquinho da água do cozimento. Espere esfriar um pouco e molde os hambúrgueres do tamanho que você desejar.

Frite-os numa frigideira com um fio de azeite e sirva em um sanduíche ou como acompanhamento de um prato vegetariano!

Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa receita sempre que quiser!

Hambúrguer de Lentilha

Compartilhe: