Vai receber os amigos em casa e quer preparar uma tábua de queijos vegana? Então veja as dicas de ouro desse post, onde você vai encontrar as melhores opções de aperitivos para compôr sua tábua de frios. Pode ter certeza que seus convidados não vão nem sentir falta dos queijos e outros itens de origem animal.

Eu estava doida para fazer uma dessas aqui em casa, depois de ver algumas tábuas de aperitivos dessas lá no Pinterest. Aliás, o Pinterest é uma ótima fonte de inspiração para receitas vegetarianas deliciosas e lindas de ver. Aproveitei o Natal e preparei essa tábua linda para servir para a família no início da noite, antes da Ceia de Natal. Ela também é uma boa ideia para o Ano Novo, caso você ainda não tenha decidido o que fazer para a ceia.

Para começar, escolhi 3 antepastos que funcionaram como as âncoras da minha tábua de queijos vegana. Eu usei o guacamole, o patê de beterraba e o antepasto de berinjela (que esqueci de colocar na foto). As Pastas de Soja Gaiatri também funcionam muito bem neste caso!

Frutas secas também são uma ótima pedida, pois são fáceis de comer e compõem super bem, com cores mais vivas e um sabor adocicado. Damasco, uva passa, cranberry, são algumas das opções que eu adicionei.  As castanhas também entraram – castanha do Pará, castanha de caju e amêndoas.

Agora, o que merece destaque nessa produção é o pão de queijo sem lactose de batata baroa. Que delícia de pãozinho! A textura fica praticamente igual ao pão de queijo tradicional, mas essa versão não leva nada de origem animal, é totalmente vegana, sem glúten e sem lactose.

O que você vai precisar

– Sua tábua de madeira mais bonita;

– Um mínimo de 3 “queijos”, ou seja, 3 antepastos

– 3 extras saborosos:
Azeitonas com azeite e ervas
Tomates secos
Castanhas (amêndoas, castanha do Pará, castanha de caju, etc.)

– 3 extras doces:
Frutas frescas (uvas, morangos, pitangas, lascas de maçã, gomos de tangerina, figos frescos…)
Frutas secas (damasco, uva passa, cranberry…)
Geleias (de morango, frutas vermelhas, laranja…)

– Pãezinhos e crackers;

– Vinho branco ou tinto, como preferir!

Outras ótimas opções para adicionar à sua tábua são palitinhos de vegetais, como cenoura, pepino e aipo. Tomate cereja também vai bem, se eles forem orgânicos então, melhor ainda! E para dar um sabor a mais, adicione alguns tabletinhos de chocolate meio amargo.

Dicas e truques:

O imperfeito é perfeito quando se trata de montar essas tábuas. Não coloque os itens muito simétricos. Deixe-os fluir organicamente.

O objetivo é preencher cada cantinho do prato. Com ela transbordando você traz um sentimento de abundância.

Quanto mais pessoas você estiver servindo, melhor o custo x benefício, então convide alguns amigos para curtir sua criação com você!

Receitas

Guacamole
Patê de beterraba
Antepasto de berinjela
Maionese de abacate vegana

Cracker de quínua
Pão de queijo vegano
Pão integral 7 grãos (corte em quadrados menores e faça torradas)
Chapati – pão de frigideira
Palitinho integral

E aí, gostou das dicas? Quando fizer a sua tábua vegana em casa, compartilhe sua experiência aqui comigo! Adoro essa troca aqui no blog. Aproveita para salvar essa dica lá no Pinterest, e segue o perfil do blog por lá!

"Tábua de Queijos" vegana

 

Compartilhe: