Quantas vezes você come salada por semana? Muitas vezes deixamos de comer uma saladinha por preguiça de preparar ou simplesmente por preferirmos opções mais práticas no dia a dia. Por isso, resolvi escrever esse post com 5 dicas para você montar a sua salada de pote sem medo.
As saladas são sempre uma ótima opção quando bate aquela fome. Você sabia que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendável o consumo mínimo de 400g de frutas e hortaliças por dia? No entanto a gente sabe que, com a rotina, torna-se complicado manter as quantidades exatas recomendadas.
É aí que entram as famosas saladas de pote. Super práticas, as saladas montadas em potes de vidro podem ser transportadas para qualquer lugar e duram até 5 dias na geladeira!
#1 Os potes
A primeira dica é escolher bem seu pote. Os mais recomendados são os potes de vidro, pois além de armazenar melhor os alimentos, eles fazem a salada durar mais do que usando os de plástico.
Uma boa ideia é reutilizar potes de alimentos em conserva. O pote de 500g é ideal para uma pessoa e o de 800g para duas. Lave bem seu pote e esterilize-o. Quanto mais limpo, mais duradoura será sua saladinha.
#2 Higienizando os alimentos
Lave bem todos os seus legumes e vegetais. A dica é imergi-los em um pote com água e água sanitária. Para cada litro de água, adicione uma colher de sopa de água sanitária. Deixe descansar por 15 minutos, depois enxágue tudo muito bem e espere secar. Mesmo se eles forem orgânicos, é importante que se higienize bem os componentes da salada.
#3 Dicas que fazem a diferença
Prepare bem seus ingredientes antes de levá-los ao pote. Depois de higienizá-los, alguns cuidados são necessários.
A cenoura e o repolho ficam melhor na opção ralada. O brócolis e a couve-flor precisam estar previamente cozidos. Para isso, você pode deixá-los por 3 minutinhos no vapor. Outra dica é utilizar o tomate cereja, pois ele solta menos água que o tomate tradicional picado. Além disso, picar as folhas maiores como rúcula, alface e agrião pode facilitar na hora da montagem. Parecem dicas bobas, mas que fazem a maior diferença!
#4 Coma colorido
Já ouviu a expressão “quanto mais cor, melhor”? É exatamente isso que a salada de pote propõe. Além de saudável, sua salada ficará linda e cheia de camadas coloridas. Para isso, fique atento às cores:
● Verdes: clorofila
● Amarelo/Laranja: caroteno
● Vermelhos: licopeno
● Roxos: antoniocina
● Brancos: flavona
#5 E a montagem, Gê?
1. Comece pelo molho, ele deve ficar no fundo do pote.
Você pode experimentar um destes dois simples molhos para salada; um molho pesto, que eu já ensinei como fazer em casa aqui no blog; ou então apostar na nossa deliciosa maionese de abacate vegana disponível aqui.
Outra dica deliciosa são as Pastas de Soja da Gaiatri! O único porém é que elas não podem ficar fora da geladeira por muito tempo.
2. Em seguida, é hora de colocar os legumes e verduras mais pesados e que podem ficar em contato direto com o molho. Utilize grão de bico, feijão, pepino, brócolis, couve-flor.
3. Agora coloque os vegetais mais leves e que não podem ficar em contato direto com o molho. Você pode colocar milho, ervilha, cenoura ralada e tomate.
4. Por fim, adicione as folhas picadas. Aposte num mix de folhas verdes como rúcula, alface, manjericão, agrião, espinafre, etc.
5. Uma última dica é adicionar um Mix de Frutas Secas e Nuts da Gaiatri, sementes ou até mesmo frutas frescas. Maçã, banana, manga, gojiberry.
6. Ao finalizar, tampe bem o seu pote e armazene-o na geladeira. Não é recomendável o congelamento.
Em um mesmo dia, você pode preparar cinco potes que duram até cinco dias na geladeira. Então separa aí uma hora do seu domingo para tornar toda a sua semana mais saudável. Leve para o trabalho ou faculdade e substitua aquele almoço ou jantar pesado de self service. Pronto. Agora é só colocar sua salada de pote na bolsa e se deliciar!
Veja algumas receitas aqui do blog para você se inspirar na hora de preparar suas combinações de salada de pote:
Salada de beterraba com abacaxi
Salada de grãos (rica em fibras)
Foto de capa via.
Gostou? Salve no Pinterest e acesse essas dicas sempre que quiser!
Oi Matheus, desculpa em demorar para te responder. Super tranquilo se você preparar pela manhã cedinho, até a hora do almoço vai estar ótima para você apreciar. É possível até preparar a noite se for o caso, que ainda vai ficar boa para consumo na hora do almoço. Muito bom preparar nosso alimento não é? 😉
Quais são os vegetais mais indicado para um período maior fora da geladeira, como por exemplo, eu pretendo fazer de manhã umas 6h30min e comer meio dia? Isso é possível? E eu estava vendo que as verduras verdes escuras são excelentes para se acalmar, tenho mais interesse em saber dessas mais gosto das outras verduras
Oi Fabiana,
sim, pode usar arroz integral. Você pode variar este ingrediente com o que tiver em casa. Use um cereal ou uma leguminosa. Aproveite 😉
Pode por arroz integral?
Oi Izes,
Não deixei muito claro isso na receita, rsrsrs
Quando for comer a salada, dá uma sacudida no pote para o molho se misturar `a salada.
Aproveite!!!
Se o molho vai primeiro então não vai temperar a salada?
Quando chegar no fundo do pote, eu já terei comido a salada?