O pesto é um molho preparado com manjericão que é ótimo para massas, que podem ser servidas tanto quentes quanto frias. Um prato que eu adoro é salada de macarrão com pesto, tomate cereja e queijo parmesão por cima. Simples assim! Também gosto de adicioná-lo como tempero em saladas ou criar um delicioso sanduíche.

Alguns supermercados vendem o molho já pronto, mas nada como fazer seu próprio pesto em casa e preparar pratos com ele fresquinho né? No post de hoje vou ensinar como preprar pesto em casa.

Antes de começar, dou aqui alguns macetes importantes para a receita. É importante lavar as folhas de manjericão em água corrente e depois secá-las com um pano. Este processo é muito importante para obter um pesto de boa qualidade.

A receita original indica o uso de um socador para bater folhas, mas como adoro praticidade, e sei que vocês também,  indico o uso do liquidificador. Funciona super bem e vai rapidinho.

Vale lembrar que depois de pronto é importante mantê-lo na geladeira num vidro hermético, tendo o cuidado de cobri-lo com uma camada de azeite extra virgem de oliva para não escurecer. Como ele é bom fresquinho, lembre-se de consumir em até dez dias.

ingredientes pesto30-DSC_008931-DSC_009132-DSC_009233-DSC_009635-DSC_0099

Ingredientes:

2 dentes de alho
1 colher rasa de chá de sal
1 xícara de chá de folhas de manjericão fresco
12 unidades de Castanha do Pará Gaiatri
100 g de queijo parmesão ralado
1/2 xícara de chá de azeite
Pimenta do reino a gosto

Modo de fazer:

Descasque o alho e reserve. Lave bem as folhas de manjericão e seque com um pano de prato.

Coloque tudo no liquidificador e bata bem até ficar bem misturado, e virar uma pasta.

Coloque num vidro com tampa, adicione um pouco de azeite e guarde na geladeira.

Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa receita sempre que quiser!

Compartilhe: