Quem me conhece sabe que eu amo um bolinho feito na hora. Esses que a gente encontra no supermercado, além de caros, são feitos com massa de bolo pronta e ricos em gorduras e açúcares em excesso. Por isso, resolvi preparar uma deliciosa receita em casa de um bolo saudável e sem glúten. O resultado foi um incrível bolo de cacau low carb.

Geralmente em receitas low carb, a gente precisa abrir um pouco a mente já que as substituições à farinha com glúten podem ser inusitadas. Aqui, eu resolvi testar um mix de bananas com abobrinha para dar a sustância necessária ao meu bolo. Além disso, também usei ovos, que fazem a massa crescer divinamente, e farinha de amêndoas que toque de sabor todo especial à receita.

O cacau em pó é bem mais saudável que o achocolatado por conter pouca ou nenhuma quantidade de açúcar. Eu escolhi adoçar meu bolo com açúcar mascavo, mas você pode substituir por demerara ou adoçantes naturais como stévia e xilitol. Ficou curiosa e com vontade? Então confira a receita completa desse bolo de cacau low carb abaixo!

Confira também essas outras receitas de bolos sem glúten aqui do blog!

Receita: bolo de quínua com cacau sem glúten
Receita: bolo de maçã sem glúten e sem lactose
Receita: bolo de frutas sem glúten e sem lactose

Ingredientes Bolo de Cacau Low Carb

Como fazer um Bolo de Cacau Low Carb

Bolo de Cacau Low Carb

Bolo de Cacau Low Carb

Bolo de Cacau Low Carb

Bolo feito com cacau

Bolo de Cacau Low Carb

Ingredientes

2 xícaras de chá de abobrinha ralada
2 bananas d’água (ou nanica)
1 xícara de farinha de amêndoa
1 e 1/2 xícara de chá de Açúcar Mascavo Gaiatri
1/2 xícara de chá de Cacau em Pó Gaiatri
2 ovos
3/4 de xícara de chá de manteiga derretida
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 pitada de sal
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de cravo em pó
1 colher de chá de extrato de baunilha

Modo de preparo

O primeiro passo é triturar suas amêndoas no processador até virarem uma farinha, caso você não tenha a própria farinha de amêndoas em si. Depois, rale a abobrinha e coloque-a em uma peneira para escorrer o excesso de água. Deixe-a drenando, enquanto você vai separando os demais ingredientes da receita. Se preferir, coloque dentro de um pano de prato limpo e esprema até sair todo a água do legume.

Utilize uma batedeira para misturar os ingredientes: açúcar mascavo, ovos,  manteiga, extrato de baunilha, cravo e canela. Em seguida, adicione a farinha de amêndoas, o cacau, o sal, a banana amassada e a abobrinha. Por último, coloque o fermento em pó mexendo suavemente.

Despeje o conteúdo da massa numa forma untada, leve ao forno a 180 graus (pré aquecido) de 40 a 45 minutos.

#DicaDaGe: o bolo ficou com uma textura incrível, super macio e fofinho. Contudo, ele ficou soltando um pouquinho de água depois de pronto. Lembre-se de drenar bem a abobrinha. E antes de servir, deixe-o descansando em papel toalha para que a água seja absorvida.

Curtiu esse bolo de cacau low carb? Salve no Pinterest e acesse essa receita sempre que quiser!

Bolo de Cacau Low Carb

Compartilhe: