O prato que faço hoje é um dos meus favoritos para o jantar. Além de prático, é uma delícia. Para ele, eu utilizo os resíduos do leite vegetal que faço aqui em casa todo final de semana. Como o dessa semana foi de soja, fiz deliciosas almôndegas veganas de soja com o okara que sobrou do leite de soja.

Eu costumo deixar as bolinhas já preparadas e armazenadas no freezer, para no jantar só fazer o molho de tomate rapidinho e cozinha-las dentro dele. O meu segredinho é usar uma farinha que dê consistência à bolinha para ela não se desfazer dentro do cozimento do molho. Optei pela farinha de trigo integral, mas você pode facilmente substituir por farinha de linhaça, farinha de aveia e até de farinha de arroz.

Almôndegas veganas são tão fáceis de fazer! Basta misturar os ingredientes num processador ou com o auxílio de uma colher no bowl mesmo. Após tudo homogêneo, é só enrolar. Eu amo essa praticidade! E atenção para essa #DicadaGe – você pode assar por uns 10 minutos a sua almôndega ou frita-las antes de levar para dentro do molho. Assim, os temperos e sabores dela ficam mais acentuados quando aquecidos. Bom apetite!

Confira mais receitas como essa!

Receita: almôndegas veganas de grão de bico e castanha do Pará
Receita: bolinha de queijo low carb
Receita: bolinho assado de couve flor

almôndegas veganas de soja

almôndegas veganas de soja

almôndegas veganas de soja

almôndegas veganas de soja

almôndegas veganas de soja

almôndegas veganas de soja

almôndegas veganas de soja

almôndegas veganas de soja

Ingredientes

Para a massa:
2 e 1/2 xícaras de okara (resíduo da soja)
2 colheres de sopa de Farinha de Trigo Integral Gaiatri
1/2  cebola picadinha
2 colheres de sopa de cheiro-verde picadinho
1 colher de sopa de coentro picadinho (opcional)
1 dente de alho picadinho
1/4 de colher de chá de páprica
Óleo de soja para a fritura
Sal a gosto

Para o molho:
3 tomates picados sem sementes
2 colheres de sopa de molho de tomate
2 colheres  de sopa de cheiro-verde picadinho
1/2 cebola picada
3 colheres de sopa de azeite
Sal e alho a gosto
2 xícaras de água

Modo de preparo:

Massa:
Em uma vasilha misture os ingredientes da massa até ficar bem misturadinho e molde as bolinhas. Você pode optar por frita-las em óleo quente ou assar por 10 minutos em forno pré-aquecido à 180º. Se for consumir depois, armazene as suas almôndegas veganas em saquinhos plásticos ou potinhos herméticos que possam ir ao freezer.

Molho:
Numa panela refogue a cebola, depois o alho e acrescente o tomate, mexendo sempre. Coloque o molho de tomate, o sal e a água. Tampe a panela, deixe cozinhar em fogo baixo de 10 a 15 minutos. Desligue o fogo e adicione o cheiro-verde. Envolva as almôndegas no molho e já pode servir!

Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa receita sempre que quiser!

almôndegas veganas de soja

Compartilhe: