Está cada vez mais forte o consumo de alimentos que não são de origem animal. Já pensou em preparar almôndegas sem carne? É possível sim! Hoje eu preparo uma receita incrível de almôndegas veganas de grão de bico e castanha do Pará.

Além de deliciosas, essas almôndegas veganas são nutritivas e repletas de sabor. Isso porque além do grão de bico, que já é uma ótima fonte de proteínas, eu acrescentei a Castanha do Pará. Essa oleaginosa é rica em gorduras boas, minerais e fitoquímicos e tem elevado valor nutritivo.

Para dar o sabor característico aqui do blog, não pode faltar cebola, alho, salsa e cebolinha, né? Se você quiser pode adicionar um pouquinho de páprica para dar um sabor a mais nas bolinhas. Sirva com o molho de sua preferência ou como eu: acompanhando uma deliciosa massa caseira. Huuuum!

Leia mais. Separei outros pratos veganos deliciosos pra você!
Receita: tofu asiático
Receita: curry vegano de grão de bico
Receita: tomate recheado com farofa de quínua

Almôndegas veganas de grão de bico e castanha do Pará

como fazer almôndegas veganas

receitas almôndegas veganas

como fazer almondega vegetariana

como fazer almôndegas veganas

receita de almondega vegana

almondegas vegetarianas

almondegas de grão de bico

almondegas veganas

Ingredientes:

250g de grão de bico
100g de Castanha do Pará Gaiatri
2 colheres de sopa de Gergelim Gaiatri
2 colheres de sopa de farinha de rosca
1 cebola cortada em cubinhos
1 dente de alho grande
1 colher de chá rasa de páprica doce ou picante
2 colheres de chá rasas de sal
salsa e cebolinha a gosto

Modo de preparo:

Lave o grão de bico e coloque-o na panela de pressão para cozinhar. Cubra com água até que a água fique uns dois dedos acima dos grãos e adicione um pouco de sal. Quando a panela começar a chiar conte 20 minutos. Depois é só esperar a pressão da panela sair e abrir. Caso seja necessário, deixe cozinhar por mais uns minutos para ficar mais macio.

Enquanto isso, prepare a Castanha do Pará. Triture-a com o auxílio de um multiprocessador até que ela vire uma farinha.

Quando o grão de bico estiver cozido, escorra a água e adicione-o ao multiprocessador junto aos demais ingredientes, inclusive a farinha de castanha do Pará. Deixe apenas o gergelim e a farinha de rosca para mexer na mão depois. Pulse repetidas vezes até que a mistura fique homogênea.

Molde as bolinhas nas mãos no tamanho aproximado de um brigadeiro. Unte um tabuleiro, coloque as bolinhas espaçadas e leve ao forno a 180 graus por 20 minutos.

Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa receita sempre que quiser!

Almôndegas veganas de grão de bico e castanha do Pará

Compartilhe: