Prepare um leite vegano caseiro com apenas dois ingredientes! A receita de hoje é leite de soja, um ótimo substituto ao leite de vaca para quem tem intolerância à lactose ou para quem simplesmente optou por uma alimentação livre de leite de origem animal e seus derivados. Há algumas opções de leite de soja no mercado brasileiro, porém, eles são, na maioria das vezes, cheios de conservantes e aditivos que fazem mal à saúde. Por isso, resolvi essa receita para vocês.

No fim do ano passado, uma das minhas metas era trazer para o blog mais receitas veganas simples e rápidas que pudessem ser feitas por todo mundo que me acompanha. Uma das queridinhas do ano passado foi o leite vegano de aveia. Assim, resolvi trazer outros leites vegetais para o blog.

O preparo desta receita é bem simples e só leva dois ingredientes: soja e água. Ah! Acho legal ressaltar que usei soja a Soja em Grãos Gaiatri.

Veja outras receitas que você também pode gostar:

Receita: Leite vegano de Aveia
Receita: Chocolate quente vegano
Dica: 1o receitas sem lactose

Ingredientes para fazer leite de soja

Soja de molho

Passo a passo para fazer leite de soja

Como fazer leite de soja em casa

Modo de preparo de leite de soja

Como fazer leite de soja em casa

Receita de leite de soja caseiro

Ingredientes:

500g de Soja em Grãos Gaiatri
3 litros de água quente

Modo de preparo:

Lave bem os grãos de soja e deixe-os de molho de 6 a 12 horas. Ao final deste período, descarte esta água.

Em seguida, ferva 3 litros de água. Utilize-a para bater com os grãos no liquidificador. É necessário fazer este processo em etapas: coloque 2 xícaras de água para 1 xícara de soja e repita esta ação até que os grãos acabem.

O próximo passo é despejar esse conteúdo em um pano de algodão e torcer bem para que saia o leite. Eu utilizei um escorredor de macarrão dentro de uma bacia para facilitar o trabalho.

Depois deste processo, leve o leite para ferver em fogo baixo por 15 minutos. A fervura é bastante importante para facilitar a digestão.

Para finalizar, coloque o leite em vidros limpos com tampa e guarde na geladeira. Ele dura de 3 a 6 dias.

OBS: O bagaço que sobrou é chamado de okara. Uma boa opção para aproveitá-lo é fazer croquetes ou hambúrgueres veganos. Guarde a massa na geladeira para fazer depois.

Curtiu? Salve no Pinterest e acesse essa receita sempre que quiser!

Como fazer leite de Soja

Compartilhe: