Você ja ouviou falar do movimento Lixo Zero? Eu me preocupo muito com a quantidade de lixo produzida aqui em casa, e sempre ensinei para minhas filhas que ter consciência sobre as coisas que descartamos é muito importante. Por isso, resolvi pesquisar mais sobre formas de diminuir a quantidade de lixo que nós jogamos fora, descobri o Movimento Zero Waste, ou Lixo Zero, em português.

O que é o movimento Lixo Zero?

A ideia do movimento é viver de forma 100% sustentável, sem produzir nenhum lixo. Parece difícil, né? Mas foi assim que o Movimento Lixo Zero surgiu. Ele foi criado pela francesa Béa Johnson, que decidiu mudar o estilo de vida da sua família e, assim adotou o que nós podemos chamar de “a lista dos R’s”:

1- Recuse:  diga não para tudo o que não for essencial;
2- Reduza: diminua o consumo das coisas que são essenciais;
3- Reutilize:  utilize várias vezes o que você não consegue reduzir ou recusar;
4- Recicle:  sempre recicle o que você não pode reutilizar, reduzir ou recusar;
5- CompostaR: transforme seu lixo orgânico em adubo!

A ideia é tão boa que em São Paulo foi aberta a primeira loja com a finalidade de incentivar a redução de lixo no Brasil! Ela se chama Mapeei e vende desde compoteiras a escovas de dente de bambu, passando por cosméticos orgânicos e absorventes de pano. Além disso, as donas do espaço, Lívia Humaire e Lori Vargas, ainda pretendem oferecer palestras e oficinas sobre consumo consciente, veganismo e compostagem, e também consultoria para ajudar a transformar outros estabelecimentos em “zero waste” pelo país. Uma atitude linda, não é mesmo?

 

Um exemplo de vasos reciclados. Foto de Bernard Hermant via Unsplash

Dicas para viver uma vida Lixo Zero

Se animou com a ideia e não sabe por onde começar? Não se preocupe! Separei para você algumas dicas simples e gratuitas que eu já adotei aqui em casa sobre como começar a viver uma vida lixo zero:

1- Compre menos coisas embaladas:

Em primeiro lugar, ao invés de comprar sucos prontos no mercado, faça você mesma, em casa. Além de não precisar se preocupar com a embalagem, é muito mais saudável e natural.  Escolha uma de nossas receitas de sucos e vitaminas e mãos à obra!

2- Faça produtos de higiene e de limpeza caseiros:

Em uma rápida pesquisa na internet, você consegue facilmente receitas de desodorantesdetergentes, vinagres, hidratantes, xampus, pasta de dentes, entre outras dezenas de coisas. Além do mais, você pode reaproveitar cascas de legumes e frutas para fazer várias receitas!

3- Pare de usar descartáveis:

Toda vez que você vai tomar um copo d’água ou um cafézinho na sua empresa, você usa um copo descartável diferente? Que tal ter seu próprio copo retrátil (dá pra levar na bolsa!)? Você também pode ter sua própria garrafinha, usar guardanapos de pano ao invés de papel. Hoje em dia, é possível, inclusive, ter o seu próprio canudo de inox!

4- Ande sempre com uma ecobag:

Uma boa ideia é ter uma ecobag sempre guardada na sua bolsa. Assim, caso você compre algo na rua, tem onde colocar sem precisar as sacolas plásticas dos lugares.

5- Tenha uma composteira doméstica:

Por fim, uma composteira! Pode parecer algo complicado, mas na verdade é bem simples. Você vai precisar apenas de 3 caixas de plástico e minhocas. Quase todo o resíduo orgânico que você produz pode ir nela,  e além disso, você ainda cria um adubo super-poderoso para suas plantinhas. Eu tenho uma em casa, e garanto que vale a pena!

Você pode gostar também de ler:

Lixo orgânico: startup carioca aposta na compostagem delivery

Saiba como funciona a coleta seletiva em Petrópolis e como separar seu lixo

Como cultivar temperos em casa (guia completo!)

Tem mais dicas de como diminuir a produção de lixo em casa? Deixa aqui um comentário! Tenho certeza que você ajudará diversos outros leitores. =)

Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa dica sempre que quiser!

Compartilhe: