Você sabia que cerca de 85 % do lixo doméstico pode ser reciclado?

Aqui em Petrópolis existe o programa da Prefeitura chamado “Petrópolis Recicla”, que busca dar destino ecologicamente correto aos resíduos sólidos recicláveis descartados pela população da cidade. Eles estimam que o volume de lixo gerado no município foi reduzido em até 30%. Só no ano de 2016 foram recolhidos quase 2.ooo toneladas de lixo aqui na cidade!

O objetivo principal dessa ação, que não tem fins lucrativos, é conscientizar os moradores a não jogarem lixo nas encostas e nos rios. Além de ser ecológica, claro, essa ação busca resolver ou melhorar um problema recorrente na cidade, que são as enchentes no período das chuvas.

Como funciona a coleta seletiva em Petrópolis

A Coleta Seletiva porta a porta atende de segunda a sábado em bairros fixos. Basta a população deixar seu material reciclável em sua porta e o caminhão da coleta seletiva passa para recolher em dias alternados com a coleta convencional. Além de recolherem a reciclagem, eles ainda deixam sacolas transparentes para a próxima coleta. Os bairros atendidos atualmente são Bingen, Mosela, Valparaíso, Morin, Alto da Serra e Bairro Castrioto. Para saber os dias que seu bairro é atendido, confira aqui.

Há ainda alguns bairros que também são atendidos, porém mais esporadicamente, entre eles Centro, Itaipava, Araras, Correas, Quitandinha e Retiro. Para ser atendido neste bairros é necessário entrar em contato através de ligações telefônicas, e-mail, carta ou ofício. (TEL: 24 2243-3262)

Outra opção é levar os resíduos sólidos recicláveis ao Ecoponto (Centro de Educação Ambiental localizado na entrada do Bairro Mosela). O Ecoponto faz o recebimento de papel, papelão, garrafas PET, polietileno, latas de alumínio, além de óleo de cozinha, pneus velhos, lâmpadas e eletrônicos. Portanto, lembre-se de separar também seu óleo de cozinha usado e as lâmpadas queimadas. Lembre-se que esses detritos não podem ser jogados em qualquer lugar!

Uma observação importante é que eles não gostam muito de receber vidros, o que eu considero um problemão, pois vidro leva ao menos 1 milhão de anos para se decompor e ninguém quer reciclar porque não é muito lucrativo.

Endereço: Rua Mosela, S/Nº (em frente à Cruz Vermelha)
Funcionamento: das 07:30 h as 16:30 h
Telefone: 24 2231 0795

Tudo o que é recolhido pelo município vai para um centro de triagem, que funciona no Carangola, e o material é repassado à Comunidade D’Esperança Sociedade Cooperativa de Reciclagem, Associação Oficina de Jesus e Associação de Catadores de Material Recicláveis de Petrópolis.

Como separar seu lixo

– A maior parte do lixo doméstico pode ser separada: embalagens plásticas, rolinho de papel higiênico, tubos de pasta de dente, potes de plástico, latas, caixa de ovo, recipientes de material de limpeza, caixinhas de leite, entre outros.

– Lave as embalagens após utilizá-las para tirar o resquício de produto que houver.

– Separe uma lata de lixo específica para a reciclagem. Geralmente eu utilizo um latão de lixo grande para recolher os itens, já que em uma casa de 4 pessoas o volume costuma ser grande.

– Lembre-se de utilizar uma sacola transparente para colocar todo o seu descarte. Aqui em Petrópolis eles fornecem essa sacola.

– Leve para fora da sua casa a sacola no dia do recolhimento do seu bairro. Caso ele não seja atendido semanalmente, ligue e agende o seu recolhimento.

Aqui na Gaiatri, nós reciclamos cerca de 90% do lixo produzido. Além das embalagens de papelão, plástico e papel, procuramos separar o lixo da cozinha, como garrafas PET, caixas de leite e outras embalagens descartáveis.

Outra coisa legal que rola por aqui, é que tentamos também fazer um trabalho de conscientização junto aos funcionários, para que eles possam levar essa consciência ecológica para suas casas e bairros. Procure fazer a sua parte não só em casa, mas também no seu ambiente de trabalho, levando adiante o hábito de reciclar e reutilizar.

Um outro hábito saudável que tem tudo a ver com o assunto é a utilização de sacolas retornáveis, as famosas ecobags, ao ir às compras. Parece bobagem, mas isso faz uma baita diferença. Antes de utilizá-las no meu dia a dia o volume de sacolas era tão grande que muitas vezes eu tinha que jogar fora um sacolão de sacolas por não ter vazão para elas.

Existem algumas que são dobráveis e ficam menores que uma carteira. Essas são as ideias para levar na bolsa no dia a dia e utilizá-las numa situação de compras diárias. Para fazer compras no supermercado, é legal manter uma meia dúzia dessas sacolas mais resistentes no porta-malas do carro e levá-las consigo no momento das compras.

Vale saber

Apesar de não ser muito óbvio para a maioria das pessoas, o lixo continua existindo depois que o jogamos na lixeira. O ideal seria verificar todas as possibilidades de reintroduzí-lo na cadeia produtiva da reciclagem ou de aumentar o seu ciclo de vida.

Confira abaixo o tempo médio que alguns materiais legal para serem decompostos naturalmente. Há alguns itens que não tem nem estimativa, o que torna mais alarmante ainda a situação do lixo no mundo.

Fralda descartável: 600 anos
Borracha: tempo indeterminado
Alumínio: 80 a 100 anos
Vidro: indefinido
Garrafas plásticas: indefinido
Longa vida: 100 anos
Papel: 3 a 6 meses
Sacos plásticos: 30 a 40 anos
Metal: mais de 100 anos
Plástico: mais de 100 anos

Imagem de capa via.

Coleta Seletiva em Petrópolis

Compartilhe: