Quem me conhece, sabe que eu amo jardinagem e hortinhas. Nas minhas receitas eu sempre prezo pelos alimentos mais frescos, recém colhidos e se forem plantados no meu jardim, melhor ainda.

Aqui no blog, eu já fiz um post com um guia completo para cultivar os temperos em casa, leia aqui. Mas sei que muitas pessoas dispõem de espaços pequenos e, por isso, acham que não podem ter sua própria horta em casa. Pensando nisso, hoje eu dou cinco dicas para ter uma horta em apartamento, mesmo que você tenha pouco espaço para isso.

É importante saber que para se ter uma horta em casa, morando em apartamento ou não, é preciso dedicação. Ao contrário das suculentas, plantas de hortas, principalmente temperos, requerem cuidados diários. Uma das coisas que elas mais precisam é luz natural. Apartamentos costumam ser pequenos, porém também costumam ter uma luz natural vinda de janelas – local perfeito para a sua horta. Se você tiver uma sacada, melhor ainda.

Antes das dicas, eu listei 7 motivos para você começar agora mesmo a montar a sua horta!

  1. Ter uma alimentação mais saudável;
  2. Ter produtos orgânicos e de procedência conhecida;
  3. Ter um estímulo para fazer e comer mais saladas;
  4. Ter um ambiente mais fresco e bem decorado;
  5. Minimização dos efeitos de emissão de carbono;
  6. Diminuição da temperatura do ambiente;
  7. Barateamento do custo com alimentos.

Agora que você já está convencida a ter uma horta em seu apartamento, vamos às dicas!

#1 Invista numa horta vertical

Verticalizar sua horta é a maneira mais fácil de mantê-la no apartamento, justamente pela questão de espaço. Recomendo que você monte sua horta vertical numa parede que tenha acesso a luz e que também possua uma ventilação bacana. Busque por painéis verticais, treliças de madeiras, painéis de fibra de coco ou até prateleiras. Todos esses produtos podem ser encontrados em lojas de jardinagem ou em lojas de artigos para a casa, construção, etc.

horta em apartamento

Horta vertical

#2 Monte sua horta reciclando

Você pode montar sua horta e ainda reciclar ao mesmo tempo! Invista na reutilização de recipientes que iriam para o lixo: como latas de leite ninho e molhos de tomate. Dá também para reutilizar potes de vidro que vem com alguns alimentos, como palmito e azeitonas. Além de ajudar o meio ambiente, você economiza bastante e barateia o custo da sua horta em apartamento.

ideias para hortas em apartamento

Horta em potes de chá

#3 Seja criativo!

Horta em apartamento parece ser uma tarefa complicada, mas na verdade é bem simples! Dá para montar sua horta vertical com itens que você nem imaginava. Caixotes de feira, canos de PVC, canos de alumínio e pallets são ótimas opções para isso. Caso queira fazer você mesmo todo o processo, é necessário também que adquira os materiais e ferramentas certos para a montagem. Esses materiais podem ser adquiridos nas mesmas lojas que as estruturas. Ou você pode optar por que alguém faça a instalação e depois você só planta e decora.

#4 Utilize alimentos orgânicos

Se você quer alimentos saudáveis, busque por sementes e mudas de alimentos orgânicos. Uma das vantagens de se ter uma horta em casa é a possibilidade de ter alimentos frescos e livres de agrotóxicos. Por isso, seria ótimos se eles já fossem plantados sendo orgânicos.

horta de alimentos orgânicos em casa

como montar horta em apartamento

Viu só? Não é difícil ter uma horta em casa mesmo você morando em um apartamento pequeno! Com um pouco de cuidado, dedicação e estudo dá para deixar sua casa linda e ainda ter alimentos fresos sempre.

Fotos: Reprodução.

Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa dica sempre que quiser!

Compartilhe: