Se tem uma coisa que eu adoro é colher temperinhos frescos para adicionar nas receitas quando estou cozinhando. É tão gostoso sentir o aroma natural de cada um deles e o sabor que eles deixam é inigualável! Pensando nisso, resolvi fazer um post com uma receita para você criar seu canteiro de temperos em casa.13-DSC_0130

Se você pensa que isso é privilégio de quem mora em uma casa com quintal, está muito enganada. É possível fazer hortinhas em espaços pequenos, como jardineiras, um cantinho da área de serviço, em um jardim vertical, cachepôs ou direto na terra. Sempre tem um cantinho de uma janela que eles podem ocupar. Além disso, se você escolher vasos bonitinhos, eles ainda podem servir de decoração para o seu lar.

Eu escolhi para a minha casa os temperos que eu mais uso: manjericão, hortelã, alecrim e cebolinha, mas isso fica a gosto do freguês. Você pode colocar, coentro, capim limão, tomilho, sálvia, pimentas…

E convenhamos, é tão mais prático ter seus temperos sempre em mãos, ne? Às vezes precisamos de apenas um raminho ou uma meia dúzia de folhinhas e temos que comprar um maço inteiro na feira ou mercado.12-DSC_0119

Ingredientes

Para fazer sua horta caseira você irá precisar de:

Jardineira plástica com aproximadamente 15 centímetros de altura;
Vaso plástico de 20 a 30 centímetros de altura;
Terra preta (você pode encontrar em lojas de plantas ou supermercados);
Pedras (britas ou argila expandida);
Mudinhas de temperos a seu gosto.

01-DSC_0028

Passo a passo

O primeiro passo para montar a sua hortinha orgânica em casa é comprar mudas ou sementes das suas ervas e temperos preferidos. Depois disso, chegou a hora de escolher o melhor lugar para elas crescerem. Esse lugar precisa ser ensolarado e é bom não estar em uma corrente de vento.

A drenagem também é fundamental para o crescimento das mudinhas. O ideal é escolher vasinhos com furos no fundo, para fazer a água escoar. E é importante saber: cada espécie tem a sua necessidade de sol e água. Geralmente elas convivem bem lado a lado, mas, se você for plantar em uma jardineira, é bom manter uma distância de 20cm entre elas.

  1. Comece furando o fundo da jardineira ou vaso, caso eles não estejam furados, isso é muito importante para o escoamento da água.
  2. Forre o fundo com as pedras, isso irá auxiliar a drenagem correta, evitando o acúmulo de água no fundo. Em seguida, preencha com a terra.
  3. Retire as mudinhas do plástico que as envolve e cuidadosamente arrume-as na jardineira ou no vaso, cobrindo se necessário com mais terra.
  4. Quando finalizar acomode a jardineira ou o vaso em um local que receba luz e faça a primeira rega.

02-DSC_003103-DSC_004805-DSC_006604-DSC_0069

Como fazer a manutenção

Lembre-se de regá-las 1 vez ao dia, mas se o dia for muito quente, regue pela manhã e à tardinha.

Periodicamente, é importante fazer uma limpeza nos vasos e checar folhas murchas, retirar galhos que estejam caídos, etc.

Sugestões

Há alguns temperos que funcionam melhor sozinhos e outros que podem ficar lado a lado. Eu sugiro que o capim limão, o alecrim, o manjericão e a hortelã fiquem em vasos separados, pois eles criam muitas raízes e desenvolvem melhor assim.

A salsa, a cebolinha, o coentro e o orégano podem ficar em jardineiras, pois elas não tem essa restrição. Neste caso, você pode colocá-las lado a lado.07-DSC_008610-DSC_009611-DSC_0099

Alguns dos temperos essenciais para ter em casa

Salsinha

A salsinha é, sem dúvidas, um coringa na cozinha. Ela dá mais sabor `as saladas, massas e molhos, deixando qualquer prato mais gostoso. Para fazê-la crescer, é importante regar apenas quando a terra estiver seca, e, ao retirar para consumo, deixe pelo menos 1cm de talo para ela voltar a crescer.

Cebolinha

A cebolinha precisa de um pouco mais de espaço, mas vai bem ao lado de outras plantas. É preciso regá-la com mais frequência e a terra precisa ser bem adubada.

Manjericão

Quem não ama o perfume do manjericão? A planta precisa receber ao menos 4 horas de sol e água todos os dias para crescer bonita e saudável.

Hortelã

É uma das plantas mais fáceis para cultivo. Não precisa de sol diário, apenas luminosidade. Nada como colher as folhinhas toda manhã para incrementar o suco verde, né?

Alecrim

Você não precisa de muita dedicação para cultivar o alecrim. Ele é bem resistente ao frio e precisa de água apenas duas vezes na semana. Só é necessário um espaço maior, pois cresce bastente. Perfeito para carnes e massas, mas uso também nos legumes ao forno.

Tomilho

É necessário apenas 4 horas de sol por dia para ver o tomilho crescer lindamente. Esse tempero é perfeito para assados e cozidos, e também é bastante utilizado para fazer chá.

Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa dica sempre que quiser!

Compartilhe: