Outro dia me deparei com essa mensagem abaixo no Facebook e fiquei pensando sobre a verdade que está embutida nela. Quando for jogar algo fora, repense, não existe “fora”. Isso mostra como estamos tratando de maneira errada a questão do lixo e como precisamos urgente de uma mudança de comportamento.

não existe jogar algo fora

O lixo que produzimos em casa pode ser muito reduzido, depende apenas da nossa postura em cuidar dele e dar um fim adequado a cada item que descartamos. Podemos começar separando o lixo em orgânico e reciclável.

Mas o que fazer com o lixo orgânico? Se você não tem espaço casa nem tempo para cuidar disso, já tem gente pensando em uma solução para você. Em 2015, uma startup carioca trouxe uma solução fácil, prática e local para que qualquer pessoa mude o destino do seu lixo (ao menos no Rio de Janeiro).

Ciclo Orgânico presta um serviço delivery de compostagem, com coleta semanal do lixo orgânico na sua casa. Os resíduos têm destino certo: sete composteiras localizadas no Parque do Martelo, na zona sul do Rio de Janeiro. A ideia é produzir adubo, que pode voltar para as mãos dos próprios clientes.

coleta lixo orgânico rj

O projeto é incrível e muito benéfico para o meio ambiente. A única ressalva que tenho a fazer é que ele não é para qualquer um. Devido ao valor alto da mensalidade, nem todos podem participar, sendo um projeto que atende somente a uma camada social privilegiada.

Sim, é um excelente começo para uma questão que até então não tinha nenhuma solução. Entendo que alguém tem que bancar toda a estrutura e não há como trabalhar gratuitamente. Quem sabe num futuro o setor público abrace o projeto e incentive-o, levando-o para toda a população.

como fazer adubo orgânico

Como funciona o Ciclo Orgânico

Para participar é simples. É possível fazer a inscrição no próprio site da Startup. Depois disso, você recebe um baldinho na sua casa para que você possa separar seu lixo orgânico. É bom que o baldinho é todo vedado, então mau cheiro e insetos não serão um problema.

A coleta é feita semanalmente de bike e o seu resíduo vai direto para a composteira, ao invés do aterro sanitário. Para fechar o ciclo, os clientes tem a opção de receber no fim do mês: o composto, uma muda de condimento/hortaliça ou doar o seu composto para um agricultor orgânico.

Além disso, o Ciclo Orgânico também contabiliza o seu impacto ambiental e retorna as contas referentes à quantidade de resíduos coletados, composto produzido, e as emissões de CO2 que foram evitadas.

adubo orgânico rj

Como separar seu lixo orgânico

Cascas de frutas e verduras, sementes e raízes são bem vindos. Restos de carnes e comida muito temperada não são tão bons assim. Limão e frutas cítricas também são complicados, pois desestabilizam a composteira.

Estou falando isso de experiência própria, pois faço minha própria compostagem em casa, mas tenho certeza que a equipe do Ciclo Orgânico vai passar as coordenadas para você.

Conheça melhor o projeto

www.cicloorganico.com.br

www.facebook.com/CicloOrganico

contato@cicloorganico.com.br

Fotos: Divulgação/Ciclo Orgânico

Compartilhe: