Você já ouviu falar da Semana Lixo Zero? Recentemente li a respeito desse evento e achei que seria bem legal de compartilhar com vocês. Aqui em casa a gente tenta reduzir ao máximo o lixo produzido, levando para a reciclagem todas as embalagens e separando cascas de frutas e restos de legumes para a compostagem. Não existe “jogar fora”, pois se você está jogando fora, independente do que for, este objeto estará indo para algum outro lugar, muito provavelmente um lixão com outras toneladas de lixo diário. É importante falar sobre o lixo, pensar sobre o lixo e tomar atitudes para minimizar seu impacto no meio ambiente.

recycling-bin

Desde 2010, a Semana do Lixo Zero se espalha por dezenas de cidades brasileiras, sempre com início em 21 de outubro. Durante uma semana, acontecem diversas ações e eventos para mobilizar o maior número possível de pessoas a realizar um evento Lixo Zero e conscientizar as comunidades, ruas, bairros, regiões, municípios a se tornarem Lixo Zero.

No ano passado, aconteceram pelo Brasil cerca de 900 ações e eventos e, pela primeira vez, a Semana aconteceu no Rio de Janeiro com mais de 30 atividades. A abertura se realizou na ALERJ – Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro sob a iniciativa do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro.

Ainda não entendeu qual é a proposta? A Semana Lixo Zero é uma plataforma mobilizadora por nichos que tem como objetivo empoderar e trazer soluções para que a Meta Lixo Zero seja alcançada no Brasil.

Como participar? Você pode se reunir com os amigos, em sua própria casa, prédio ou no seu local de trabalho e realizar um evento ou ação que tenha por objetivo contribuir para a conscientização da necessidade de caminharmos para uma civilização lixo zero. Cada cidadão está convidado a participar através de iniciativas pessoais ou através de um Coletivo, Instituição, Organização, Escola, Entidade ou Associação.

Mas o que fazer? Alguns exemplos de atividades legais que já foram realizadas: uma conversa no seu prédio sobre coleta seletiva; seminários, palestras ou debates nas escolas e instituições sobre reciclagem, reuso, compostagem, etc.; intervenções artísticas com material reciclado; projeção de filmes; coletas de lixo nas ruas e em diversos locais; oficinas de reaproveitamento de materiais; encontros variados para discutir o tema com entidade ambientalistas, coletivos de hortas comunitárias, associação de moradores, escolas, etc.

Você está completamente livre para realizar o seu evento, de forma autônoma, com seus próprios recursos e voluntários, ou mesmo incluir uma atividade que já realiza no Calendário de Eventos da Semana Lixo Zero Rio 2016. Participe!

Saiba mais: www.semanalixozero.com.br | www.facebook.com/groups/SemanaLixoZeroRio2016/

Compartilhe: