O prato que faço hoje é um dos meus favoritos para o jantar. Além de prático, é uma delícia. Para ele, eu utilizo os resíduos do leite vegetal que faço aqui em casa todo final de semana. Como o dessa semana foi de soja, fiz deliciosas almôndegas veganas de soja com o okara que sobrou do leite de soja.
Eu costumo deixar as bolinhas já preparadas e armazenadas no freezer, para no jantar só fazer o molho de tomate rapidinho e cozinha-las dentro dele. O meu segredinho é usar uma farinha que dê consistência à bolinha para ela não se desfazer dentro do cozimento do molho. Optei pela farinha de trigo integral, mas você pode facilmente substituir por farinha de linhaça, farinha de aveia e até de farinha de arroz.
Almôndegas veganas são tão fáceis de fazer! Basta misturar os ingredientes num processador ou com o auxílio de uma colher no bowl mesmo. Após tudo homogêneo, é só enrolar. Eu amo essa praticidade! E atenção para essa #DicadaGe – você pode assar por uns 10 minutos a sua almôndega ou frita-las antes de levar para dentro do molho. Assim, os temperos e sabores dela ficam mais acentuados quando aquecidos. Bom apetite!
Confira mais receitas como essa!
Receita: almôndegas veganas de grão de bico e castanha do Pará
Receita: bolinha de queijo low carb
Receita: bolinho assado de couve flor
Ingredientes
Para a massa:
2 e 1/2 xícaras de okara (resíduo da soja)
2 colheres de sopa de Farinha de Trigo Integral Gaiatri
1/2 cebola picadinha
2 colheres de sopa de cheiro-verde picadinho
1 colher de sopa de coentro picadinho (opcional)
1 dente de alho picadinho
1/4 de colher de chá de páprica
Óleo de soja para a fritura
Sal a gosto
Para o molho:
3 tomates picados sem sementes
2 colheres de sopa de molho de tomate
2 colheres de sopa de cheiro-verde picadinho
1/2 cebola picada
3 colheres de sopa de azeite
Sal e alho a gosto
2 xícaras de água
Modo de preparo:
Massa:
Em uma vasilha misture os ingredientes da massa até ficar bem misturadinho e molde as bolinhas. Você pode optar por frita-las em óleo quente ou assar por 10 minutos em forno pré-aquecido à 180º. Se for consumir depois, armazene as suas almôndegas veganas em saquinhos plásticos ou potinhos herméticos que possam ir ao freezer.
Molho:
Numa panela refogue a cebola, depois o alho e acrescente o tomate, mexendo sempre. Coloque o molho de tomate, o sal e a água. Tampe a panela, deixe cozinhar em fogo baixo de 10 a 15 minutos. Desligue o fogo e adicione o cheiro-verde. Envolva as almôndegas no molho e já pode servir!
Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa receita sempre que quiser!
Seja o primeiro a comentar este artigo.