Quem aí também é fã de quinua? Quinua, quinoa, quínua… tanto faz o nome! O que importa é que esse grãozinho cheio de fibras e sabor é um dos meus favoritos para fazer receitas deliciosas. Aqui no blog, o que não faltam são pratos com esse ingrediente como base. Por isso, hoje reuni 10 receitas com quínua em um post só pra vocês.

O melhor é que a quínua é tão versátil, que dá para fazer todo e qualquer tipo de prato, seja doce ou salgado, vegano, vegetariano, sem glúten, etc. E aqui tem de tudo: do hambúrguer ao bolo, da salada à sopa. Todas feitas com muito carinho!

Para todas essas receitas, eu utilizei a Quínua em Grãos Gaiatri. #DicaGaiatri Cada preparação tem seu respectivo link para a receita completa, onde você verá a lista de ingredientes, modo de preparo e outras dicas. É só clicar! Bom apetite 😋

1. Cracker de QuinuaCracker de quinua biscoito de quinua

Que tal preparar deliciosos biscoitinhos do tipo cracker para turbinar o café da manhã, lanche ou pré-treino? Esses aqui ficam lindíssimos com aparência rústica, além de serem uma delícia. Você pode substituir a farinha de trigo integral da receita por farinha de arroz ou de coco para um resultado low carb.

2. Assado de couve flor com quinuacouve flor com quinua ao forno

Uma opção deliciosa para o almoço é o assado de quínua com couve flor. Esse prato é muito versátil, porque pode servir tanto de acompanhamento como de prato principal. É só trocar a mussarela por tofu e a receita se torna vegana!

3. Farofa de Quinua
Farofa de quínua Farofa de quinua Farofa de quinoa

Outra ideia incrível é preparar uma farofa de quinua! Esse grãozinho fica muito saboroso numa farofa, acompanhado de cenoura e salsinha. Assim, você suspende um pouco o consumo de farinha, diminuindo o inchaço e aproveitando todas as fibras da receita. Fica bem legal também para rechear legumes como tomates e pimentões.

4. Hambúrger de Quinua Funcional
Hambúrguer de quinua funcional

Continuando nossa lista com receitas com quínua, que tal um hambúrguer vegano? O bom de ser vegano ou vegetariano é sempre poder usar a criatividade na hora de preparar nossos hambúrgueres. Esse aqui, além de não conter ingredientes de origem animal é super rico em fibras! Ele tem só coisa boa: batata doce, linhaça, quinua, aveia… Deu água na boca, não deu?

5. Salada de Quinua com abóbora
Salada de quinua com abóbora e tofu

Uma das saladas mais apetitosas que eu fiz aqui para o blog foi essa de quinua com abóbora, tofu e rúcula. O sabor ficou sensacional, pois imaginem só a doçura da abóbora com o salgadinho do tofu e, ainda, a refrescância da rúcula com o crocante da quinua… Huuum! Já quero fazer de novo aqui em casa! Você pode incrementar essa salada com frutas. A quinua super combina com maçã e manga. #DicaDaGe

6. Quibe de Quinua com abóbora
Quibe de quinua com abóbora

Para quem prefere praticidade na cozinha, uma boa dica é apostar no preparo de um quibe vegano. O de quinua é um dos meu favoritos. A textura fica tão macia, que parece que a gente tá mordendo um pedacinho do céu. Nesse aqui, eu incrementei o sabor com abóbora. É bem fácil de fazer, mas fica tão lindo que vai parecer que você demorou horas para preparar.

7. Cassarola de Quinua
Cassarola de Quinua

Se você é  daqueles que amam uma comidinha diferente e criativa, aqui vai uma receita surpreendente: a cassarola de quinua. Esse prato tem um toque mexicano e é ideal para quem busca fugir da mesmice do dia a dia. Nada mais é do que a união de vários ingredientes numa cassarola com bastante queijo minas para gratinar. Curtiu a ideia? Então clica na receita para aprender como faz.

8. Minestrone de Quinua
Minestrone de quinua sopa de quinua

E para quem procura uma opção mais leve de jantar, uma sopa, ou melhor dizendo: minestrone é o ideal. Difícil pensar numa preparação de sopa com quínua? Acredite: esse grão combina com todos os pratos mesmo! Pra quem não sabe, minestrone é uma sopa italiana composta por uma grande variedade de legumes cortados. A quinua faz uma diferença enorme no sabor.

9. Muffin de Quinua com frutas
Muffin de quinua com frutas

E por que não consumir quinua no café da manhã? Além de deliciosas receitas salgadas, a quínua também pode ser a base de um delicioso muffin de frutas! É ideal para quem não pode comer glúten mas quer saborear um bolinho fresquinho de manhã.

10. Bolo de Quinua com cacau (sem glúten)
Bolo de quinua com cacau

Às formiguinhas de plantão, aqui vai uma receita inusitada, porém imperdível: bolo de quínua com cacau! É isso mesmo, um bolo sem glúten e cheio de proteínas, para aquela festinha de aniversário ou simplesmente para um lanche da tarde. Essa é uma das minhas receitas com quínua preferidas!

E essas foram as 10 receitas imperdíveis com quínua aqui do blog. Gostou? Salve no Pinterest e acesse essas receitas sempre que quiser!

10 receitas imperdíveis com quinua

Compartilhe: