Feliz 2018! Que todos tenhamos um ano incrível e cheio de paz. Demorei, mas já estou de volta. Após algumas semanas de férias, voltei com receitas novas e cada vez mais gostosas. Que tal começar o ano com uma receita saudável e deliciosa de farofa? Que brasileiro ama farofa, todo mundo já sabe. Mas as que a gente costuma encontrar por aí não são tão saudáveis, não é mesmo? Hoje eu resolvi dar uma incrementada na minha e fiz uma farofa de quínua divina.

Usando ingredientes que já tinha aqui em casa, eu fiz um prato incrível e posso garantir: todo mundo amou! O legal dessa receita é que você pode usar os vegetais que quiser ou que tiver na sua casa. Hoje eu usei cenoura, alho e cebolinha. Você pode inovar e colocar pimentões, cebola, ou até frutas como banana. Fica ao seu critério.

Além disso, eu usei a Quínua Gaiatri que nunca falta por aqui. O modo de preparo é tão simples quanto preparar uma salada. Essa farofa vai muito bem como acompanhamento ou até prato principal. O que importa é que seu almoço vai ser um sucesso.

Confira outras receitas com quínua que você pode também gostar:

Receita: Cassarola de Quínua
Receita: Bolo de Cacau com Quínua
Receita: Assado de Couve flor e Quínua
Receita: Salada de grãos rica em fibras
Receita: Hambúrguer de Quínua Funcional

Farofa de quínua Farofa de quinoa

Farofa de quínua Farofa de quinoa

Como fazer farofa de quínua

Farofa de quínua

Receita de farofa de quinoa

Ingredientes

1 xícara de Quínua em Grãos Gaiatri
2 colheres de sopa de azeite de oliva
5 dentes de alho picadinhos
½ xícara de cebolinha picada
1 cenoura ralada
350 gramas de cogumelo fresco picados em fatias (opcional)
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Numa panela, coloque 2 xícaras de água e acrescente a quínua e leve ao fogo baixo. Cozinhe por aproximadamente 15 minutos, até que ela fique macia. Se necessário, acrescente mais um pouco de água. Depois de cozida, reserve.

Aqueça o azeite em uma frigideira grande em fogo baixo.  Doure o alho, adicione a quínua já cozida e tempere com sal e pimenta a gosto. Por último, coloque a cebolinha e a cenoura ralada. Seu prato está pronto para servir.

OBS: Eu não tinha cogumelos dessa vez, mas adoro inseri-los nesta receita, pois adicionam um sabor delicioso. Por isso coloquei esse ingrediente como opcional na lista.

Curtiu? Salve no Pinterest e acesse essa receita sempre que quiser!
farofa saudável de quínua
Compartilhe: