De uns tempos pra cá, a granola tem se tornado um dos ingredientes mais queridos do café da manhã dos brasileiros. Além de muito saborosa, ela combina com iogurte, frutas, vitaminas e pode até ser consumida pura. Algumas versões são super saudáveis, porém nem todas. Há marcas que apostam em matérias primas de baixa qualidade ou grandes quantidades de açúcar que acabam influenciando no resultado final da sua granola. Por isso, hoje eu trouxe 5 dicas de como escolher granola!

Mas afinal, o que é exatamente uma granola? Ela é, simplesmente, uma mistura de cereais, grãos integrais, oleaginosas e frutas secas. Só coisa boa, né? Quanto mais variedade de ingredientes, mais atrativa ela é. Esse mix pode melhorar o funcionamento do intestino, além de ter vitaminas A, B e C, proteínas e ferro.

como escolher sua granola

Outro benefício da granola é que ela entra no seu cardápio entre os carboidratos complexos, que fornecem energia de maneira mais gradual e constante e garantem saciedade por mais tempo. As fibras presentes melhoram o funcionamento do intestino e combatem o colesterol alto, enquanto que as gorduras boas protegem o coração e têm efeito anti-inflamatório.

Os principais ingredientes utilizados nas receitas de granola são: flocos de aveia, flocos de arroz, trigo, milho e centeio, misturados com mel, melado de cana, malte de cereais ou açúcar mascavo; além de frutas secas, como uvas passas, flocos de maçã e coco; oleaginosas, como castanhas, amêndoas e nozes; e sementes, como chia, gergelim, abóbora e linhaça. Hmmmm!

Agora que você está por dentro dos conceitos e principais componentes da granola, saiba como escolher a sua!

1. Confira as embalagens

A primeira dica é ficar de olho nas embalagens, já que são elas as responsáveis por manter a crocancia dos alimentos. Procure pelos produtos que estão acondicionados em saquinhos plásticos mais grossos ou que contam também com caixas de papelão. Há marcas que apostam no saco plástico + a caixa de papelão para proteger. Outras apostam nos plásticos mais espessos e com o fecho de zip lock, o que ajuda a manter a crocancia após o produto aberto. Outra coisa bastante importante é checar o estado geral da embalagem. Nada de colocar no carrinho produtos com amassados, rompimentos ou danos, ok?!

2. Leia os rótulos com atenção

Um hábito pouco praticado por nós brasileiros é a leitura dos rótulos dos alimentos. Ali estão contidas, por lei, todas as informações necessárias que você precisa saber antes de consumir o produto. Principalmente por serem industrializados é que devemos fazer aquele esforço e ler todas as letrinhas miúdas antes de adquirir qualquer item das prateleiras dos mercados. Existem marcas que apostam em exageradas quantidades de conservantes, o que tornam um produto que deveria ser super saudável em algo não muito bom para a saúde.

Uma dica importante sobre os rótulos é checar não só a tabela nutricional, mas também analisar a lista de ingredientes. Eles aparecem de maneira decrescente, ou seja, o primeiro produto que aparece é o usado em maior quantidade na granola. Acontece muitas vezes do açúcar estar em primeiro lugar na lista, mas não se assuste! O que ocorre é que há uma variedade de cereais que compõem a granola e que somados representam bem mais do que o açúcar.

3. Esteja atenta às informações nutricionais

Outra parte do rótulo bem importante são as informações nutricionais de cada embalagem. Você deve ficar atento ao valor exato da porção à que as informações nutricionais se referem. Isso porque lendo rapidamente, você pode achar que aqueles números são sobre todo o pacote, quando na verdade são apenas de alguns gramas dele.

Então, se você está analisando um pacote de 200g de granola mas nas informações nutricionais aparecer 40g (1/2 xícara de chá) de porção, todas aqueles índices vão se repetir 5x no pacote inteiro.

como escolher sua granola

4. Conheça os tipos de granolas mais comuns

Tradicional

Geralmente, a granola na versão tradicional é feita com aveia em flocos, farelo de trigo, gérmen de trigo, flocos de milho, sementes (linhaça, gergelim e chia), frutas secas e um tipo de açúcar. Este último item pode ser açúcar mascavo, mel ou até melado de cana.

Light

Já a versão light costuma conter menores quantidades de gorduras e é indicada para pessoas que querem reduzi-las da sua dieta. Em contrapartida, vale checar se vale a pena abrir mão dessas gorduras, uma vez que, na granola, elas estão presentes nas oleaginosas e algumas sementes, que são fontes boas de gordura. Prefira optar por marcas que ofereçam a redução das gorduras proporcionalmente a redução dos açúcares.

Diet

As granolas diet costumam conter os mesmos ingredientes das outras, porém sem a adição de açúcar. Além disso, são indicadas para pessoas que não podem consumir esse componente do seu cardápio, ou apenas desejam uma dieta com menos açúcar. Diabéticos devem apostar neste tipo de granola.

Sem glúten

As opções de granola sem glúten têm ganhado popularidade e muitas empresas apostaram nesta versão nos últimos anos. A granola sem glúten geralmente é composta de flocos de arroz, flocos de milho light, açúcar mascavo, farinha de linhaça, sementes (linhaça, quinoa, gergelim), extrato de soja, uva passa e castanhas. Perfeitas para quem é celíaco ou apenas evita o consumo do glúten.

Salgada

Como assim granola salgada? Sim! Essa versão é simplesmente incrível e tão deliciosa quanto a versão doce. Além disso, é perfeita pra petiscar, como um snack, e salpicar sobre saladas e sopas. Algumas versões oferecem flocos de arroz, sementes e oleaginosas com o diferencial dos temperos salgados, como salsa, orégano, páprica, etc.

5. Escolha marcas em que confia

Pode parecer que não, mas granolas variam bastante de marca para marca. Pois algumas costumam utilizar ingredientes menos saudáveis, como conservantes. Há marcas que fazem pouco uso do açúcar mascavo e o substituem por mel ou melaço de cana, como é o exemplo da Gaiatri. Para nossa Granola Artesanal de Petrópolis, costumamos investir em ingredientes de qualidade e procuramos sempre aliar sabores que combinem bem entre si. Temos uma linha de granolas super vasta, com opções light, sem glúten, salgada e de vários sabores incríveis. Acesse o nosso site e conheça mais dos nossos produtos: www.gaiatri.com.br.

como escolher sua granola

E aí, curtiu as informações? Espero que eu tenha ajudado com minhas dicas de como escolher granola. São tantas opções, que a gente fica perdida na hora de fazer as compras no mercado. Mas vale muito a pena investir nesse alimento nutritivo e saboroso! Ainda mais se forem Granolas Artesanais como são as nossas!

Aliás, aqui no blog tem muitas receitas que as granolas combinam bem. É só clicar e conferir:

Receita: overnight oats com granola
Receita: smoothie de banana e morango com granola
Receita: salada com granola salgada
Receita: gaspacho com granola salgada
Receita: strogonoff vegano de shitake com palmito e granola slagada

Gostou? Salve no Pinterest e acesse essas dicas sempre que quiser!

como escolher sua granola

Compartilhe: