Você sabia que dá para fazer queijo de soja vegano em casa? Pois é! Semana passada eu ensinei a minha versão de leite de soja e hoje eu vim mostrar como eu fiz essa receita de tofu, que nada mais é do que queijo de soja.

No preparo, utilizei essa caixinha para que o soro escorra. Caso você ainda não tenha uma, é só fazer a sua em casa! Ela é bem simples de fazer: usamos alguns pedaços de madeira e um prego para fazer os furos das laterais. Ela é ótima, pois além de me ajudar a tirar todo o excesso de soro, ainda dá um formato legal para o queijo.

Caso você não tenha a caixinha e não pretenda fazer uma, também é possível produzir seu tofu com uma peneira. Basta espremer bem com uma colher todo o líquido.

Caixa de madeira para Tofu

Caixa de madeira para Tofu

Peneira: uma alternativa para fazer seu tofu

Peneira: uma alternativa para fazer seu tofu

A maioria das receitas que aprendi com soja foram através da minha amiga e pioneira da alimentação vegana no Rio de Janeiro, Tina Izidoro, do restaurante Vegan Vegan. Adoro a culinária dela e sempre que vou a Botafogo, escolho o Vegan Vegan para almoçar. Fica a dica =)

Deixo aqui outras receitas que você pode gostar:

Receita: leite de soja vegano
Receita: Leite vegano de Aveia
Receita: Chocolate quente vegano

Tofu queijo de soja

Como fazer Tofu queijo de soja

receita de tofu

Como fazer Tofu queijo de soja

Como fazer Tofu queijo de soja

Como fazer Tofu queijo de soja

tofu caseiro

Como fazer Tofu

Ingredientes:

Leite de soja concentrado (confira a receita aqui)
Suco de limão

Modo de preparo:

Leve o leite ao fogo. Assim que levantar fervura, adicione o suco de limão e mexa. Quando perceber que o leite talhou, desligue o fogo.

Despeje o conteúdo em um pano de algodão para coar. Coloque-o numa forma de madeira para tofu, tampe e coloque peso em cima para que o soro escorra bem. Deixe descansando de 15 a 30 minutos e seu tofu está pronto! Guarde-o na geladeira em um pote coberto com água.

Como falei ali em cima, uma outra opção, caso você não tenha a forma de madeira, é usar uma peneira e uma colher para tirar todo o soro. O resultado é igual, só o formato será diferente.

Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa receita sempre que quiser!

receita de queijo vegano

Compartilhe: