Existem diversas maneiras de você fazer seu próprio cracker em casa, para evitar os industrializados que se compra no mercado. Além de serem versões mais saudáveis, o gostinho caseiro deixa eles ainda mais especiais. A receita de hoje é de um cracker de quínua, que leva também sementes de linhaça e chia, ou seja, ele é super integral e riquíssimo em fibras.
Esse cracker é ótimo para servir com antipastos diversos. Outro dia aqui em casa nós servimos com guacamole e com a Pasta de Soja Gaiatri e fez muito sucesso!
Lembrando também que esse biscoito leva muitos produtos da Gaiatri então não preciso nem afirmar a qualidade, né?
Leia também: 7 benefícios da quínua + 7 ótimas maneiras de inseri-la no seu dia a dia
Ingredientes
1/2 xícara de Quinua em Grãos Gaiatri
1 colher de sopa de Semente de Chia Gaiatri
1 colher de sopa de Semente de Linhaça Marrom Gaiatri
1 1/2 xícara de Farinha de Trigo Integral Fina Gaiatri
1 colher de café rasa de sal
1 colher de café de páprica picante
1 colher de sopa de azeite
1/2 xícara de água em temperatura ambiente
Modo de preparo
Em uma panela, coloque a quínua em grãos com 2 xícaras de água. Cozinhe por aproximadamente 15 minutos em fogo baixo, até que ela fique macia. Se necessário, acrescente mais um pouco de água. Deixe esfriar.
Agora, em uma bacia, coloque todos os ingredientes, com excessão da farinha, e misture. Vá colocando a farinha aos poucos até que se torne uma massa homogênea, sem grudar nas mãos.
Em uma superfície lisa, polvilhe um pouco de farinha e abra pequenos pedaços da massa com o auxílio de um rolo. Polvilhe mais farinha, caso seja necessário.
Como o estilo desse cracker é rústico, não importa muito o formato do disco, é até legal que cada pedaço fique com um formato diferente. Caso prefira discos iguais, utilize formas do tamanho que desejar.
Coloque os biscoitos em um tabuleiro e leve ao forno a 180°C por 25 minutos.
Veja também outras receitas com quínua:
Hamburguer funcional de quínua
Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa receita sempre que quiser!
oi Cláudia, que bom que irá fazer. Se você gosta de sabor picante, pode substituir por pimenta calabresa, do reino, curry ou alguma outra pimenta. Mas caso queira, coloque orégano, manjericão, alecrim. Um temperinho sempre dá um toque especial. Beijos
Querida, tudo bem ? Caso eu não tenha a páprica, posso substituir por outro tempero ? Ou ela é essencial para o sabor da receita ? E o tabuleiro é untado ?
Aguardo a resposta. Bjks, Cláudia .