Que tal trazer um sabor a mais para a sua cozinha? Este chutney de cebola roxa tem o poder de transformar refeições simples em verdadeiros banquetes gourmet. Seu sabor agridoce vem por conta da mistura do açúcar mascavo com o vinagre balsâmico e vinagre de maçã. Já a pimenta vermelha e as folhas de louro são temperinhos essenciais para dar um toque final no sabor.

Eu já fiz uma receita de chutney aqui, que foi de manga com pimenta rosa. Ficou tão gostoso que decidi investir em outros ingredientes mas mantendo essa ideia do chutney.

Não preciso nem falar que esta receita acabou num segundo aqui em casa né? Todos adoramos e utilizamos tanto na entrada, com torradinhas, como no prato principal, em cima de um hambúrguer. Se você tiver alguma outra sugestão de uso, deixe nos comentários, vou adorar experimentar esta receita de outras maneiras!

Você pode servir o chutney de cebola roxa como um aperitivo, com torradas, ou para fazer um hambúrguer. Veja algumas receitas legais para compor:

Hambúrguer funcional de quínua

Cracker de quínua

Palitinho integral

como fazer chutney de cebola roxa

cebola roxa cortada em tiras

como fazer chutney de cebola roxa

receita fácil de chutney de cebola roxa

receita chutney de cebola roxa

Ingredientes

8 cebolas roxas
1 pimenta vermelha
2 folhas de louro
200g de Açúcar Mascavo Gaiatri
1 xícara (150ml) de vinagre balsâmico
1 xícara (150ml) de vinagre de maçã
3 colheres de sopa de azeite
1/2 colher de chá de Sal do Himalaia Gaiatri

Modo de preparo

Corte as cebolas e a pimenta vermelha em meia lua. Em uma frigideira, coloque as cebolas, a pimenta e o azeite e deixe cozinhar em fogo bem baixo até que os ingredientes fiquem com aparência caramelizada. Aqui, eu deixei cozinhando por cerca de meia hora, mexendo de vez em quando para o fundo não grudar.

O próximo passo é adicionar o açúcar mascavo, as folhas de louro e o vinagre. Mexa e deixe reduzir até engrossar, por mais meia hora.

Depois de pronto, retire as folhas de louro e divida o chutney ainda quente em vidros previamente esterilizados, limpe bem o bocal dos vidros e tampe em seguida.

Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa receita sempre que quiser!

 

Compartilhe: