Bolinhos e hambúrgueres vegetarianos são sempre uma boa ideia para o almoço, né? Aqui em casa, a gente adora bolinhos veggie! Recentemente, resolvi testar uma nova receita que ficou simplesmente incrível: um bolinho de arroz integral com beterraba!

Além de delicioso, esse bolinho tem uma cor linda! A beterraba é um legume que tem poucas calorias e é cheio de vitaminas, minerais e antioxidantes poderosos. Sua cor domina essa receita, que fica ainda mais saborosa com os temperos e outros ingredientes. Usei pimentões coloridos, salsa e cebolinha e finalizei com Gergelim Gaiatri.

O ovo usado nas receitas é completamente opcional e para torná-la vegana, basta retirar o ovo. Você pode fritar os bolinhos em um fio de óleo ou, para uma versão mais saudável, pode levá-los ao forno para assar. Essa é uma ótima receita para fazer com as crianças! 😉

Veja mais receitas de aperitivos!

Receita: bolinho assado de couve flor
Receita: bolinha de queijo low carb
Receita: bolinho de batata doce

ingredientes bolinho de arroz

modo de preparo bolinho de arroz

bolinho de arroz integral

bolinho de arroz com beterraba

Ingredientes

2 xícaras de Arroz Integral Gaiatri (confira a receita aqui)
2 colheres de sopa de Gergelim Integral Gaiatri
1/4 de xícara de Farinha de Arroz Gaiatri
1 beterraba média cozida
1 cebola pequena em cubinhos
2 colheres de sopa de pimentão vermelho picado em cubinhos
2 colheres de sopa de pimentão amarelo picado em cubinhos
1/4 xícara de salsa e cebolinha picadinhas
1 colher de chá de páprica picante (ou doce)
1 colher de chá de curry
1 ovo (opcional)
Sal e pimenta a seu gosto

Modo de preparo

Cozinhe o arroz de maneira que ele fique bem cozido. A receita você pode encontrar aqui no blog com o passo a passo para seu arroz integral ficar perfeito.

Em um multiprocessador, bata o arroz integral e a beterraba até virar uma pasta. Em seguida, adicione os temperos e misture. Adicione o ovo para dar liga e deixar a massa mais dourada, mas como falei acima, este ingrediente é opcional.

O ponto para modelar os hambúrgueres é quando não grudar mais na mão. Se necessário, coloque um pouco mais de farinha.

Unte um tabuleiro, modele os hambúrgueres com as mãos e leve ao forno preaquecido a 180 graus por 20 minutos.

#DicaDaGe: caso você não vá utilizar todos os bolinhos na hora, você pode congelá-los para assar outra hora. Neste caso, coloque-os em um pote bem vedado com um plástico entre eles e leve ao congelador.

Outra dica deliciosa de bolinho de arroz que quero compartilhar com vocês é de um blog que eu adoro, o Dom Manjericão. Eles ensinam a fazer um bolinho de arroz feito com sobras da geladeira. Experimente também essa versão 🙂

Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa receita sempre que quiser!

Compartilhe: