A inspiração da receita de hoje veio lá da Grécia, de uma saladinha chamada Tzatzaki. Geralmente ela é feita com hortelã, mas na falta deste, resolvi utilizar a salsa e fiquei super satisfeita com o resultado! Essa salada grega de pepino com iogurte é super fácil de preparar e é ótima para o verão, por ser refrescante e levinha.

Você pode comer com uma salada de folhas, como recheio de um sanduíche ou como diz a tradição: com kebabs ou pão sírio quente.

Uma observação minha é deixar o pepino drenar bastante a água, pois eu senti que a minha saladinha ficou meio aguada. Então secá-lo com um pano de prato pode ajudar ainda mais para obter um resultado mais consistente. Outra ideia é utilizar um iogurte mais consistente.

Ingredientes

1 pote de iogurte caseiro
1 pepino japonês
1 dente de alho
1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de azeite
pimenta do reino a gosto
salsinha a gosto

Modo de preparo

Rale o pepino em rodelas finas. Deixe-o em uma peneira descansando para drenar um pouco a água.

Enquanto isso, descasque e bata o alho no pilão com uma pitada de sal e pimenta do reino para formar uma pastinha (se preferir, pique bem fino). Aproveite também para picar as folhas da salsinha.

Após 15 minutos, aperte delicadamente o pepino com as costas de uma colher para tirar o excesso de água. Transfira para a tigela com o iogurte, junte o alho amassado, a salsinha e misture bem. Sirva gelada.

Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa receita sempre que quiser!

Salada de pepino com iogurte

Compartilhe: