Fazer o próprio pão em casa é uma delícia, especialmente porque podemos criar nossos próprios sabores e combinações diferentes com os ingredientes que tivermos em casa. Se você já faz o seu pão em casa e está em busca de inspiração para variar um pouco, experimente essa versão com azeitonas e nozes.
Dessa vez eu optei por fazer pãezinhos pequenos, que são um ótimo formato para receber amigos ou a família em casa. Caso você prefira, é possível abrir a massa toda, recheá-lo e fechar em formato de rocambole para ter um pão recheado.
Veja também:
Receita: Chapati (pão integral de frigideira)
Ingredientes
200g de Farinha de Trigo Integral Gaiatri
300g de farinha de trigo branca
1 colher de sopa de Gergelim Integral Gaiatri
300ml de água
100g de azeitonas pretas picadas
100g de nozes picadas
1 colher rasa de chá de sal
1 colher de sobremesa de azeite
1 colher de sopa de fermento para pão (um pacotinho de 10g)
Modo de preparo
Coloque as farinhas, o gergelim, o fermento, o sal e o azeite em uma bacia. Misture com as mãos e vá adicionando a água aos poucos até que a massa fique homogênea sem grudar nas mãos. Se necessário, acrescente água (caso ela esteja muito seca) ou farinha (caso ela esteja muito molhada) para dar o ponto. Por fim, acrescente as nozes e as azeitonas picadas. Misture novamente até incorporá-las à massa.
Uma observação importante neste momento é o ponto da massa após inserir as azeitonas. Como elas são úmidas, elas podem deixar a massa mais molhada. Se isso acontecer, volte a colocar farinha para dar o ponto.
Deixe a massa descansando por 20 minutos após cobri-la com um pano de prato limpo.
Depois do descanso, utilize uma superfície lisa (mármore, por exemplo), polvilhe farinha e faça bolinhas com a massa. O tamanho você decide. Eu fiz bolinhas que cabem nas mãos, num total de 26. Aos poucos, conforme você for utilizando a farinha da superfície, polvilhe mais. Isso é feito para que o pão não grude.
Deixe os pãezinhos descansando por mais 20 minutos. Após isso, leve-os ao forno a 180 graus por 15 minutos.
Gostou? Salve no Pinterest essa receita e acesse sempre que quiser!
Seja o primeiro a comentar este artigo.