A receita de hoje é uma esfirra integral de acelga deliciosa, com massa levinha e recheio tradicional.

Se você quiser adicionar temperinhos no recheio, fique a vontade! Tem gente que prefere mais apimentado, aí é só adicionar um molho de pimenta ao cozinhar. A massa pode também ser aproveitada para outros recheios, que ficam a gosto do freguês. rs

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe um comentário!

Ingredientes esfirra de acelga03-DSC_004802-DSC_004904-DSC_005006-DSC_005105-DSC_005207-DSC_006408-DSC_006709-DSC_006910-DSC_007112-DSC_007313-DSC_0074Esfirra integral de acelgaReceita de esfirra de acelga integralReceita de esfiha de acelga integral

RECHEIO

Ingredientes 

1/2 acelga picadinha
1 cebola média em cubinhos
1 colher de sopa de shoyu
2 colheres de sopa de azeite
sal à gosto

Modo de preparo

Refogue a cebola no azeite, acrescente a acelga, o shoyu e o sal (caso seja necessário). Misture bem e deixe a acelga cozinhar por aproximadamente 5 minutos ou até ficar macia. Se o refogado ficar com um pouco de água, escorra-a antes de rechear as esfirras.

MASSA

Ingredientes

1 xícara de Farinha de Trigo Integral Fina Gaiatri
500g de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar demerara
1 envelopinho de fermento biológico
1 colher de chá de sal
1 ½ xícara de água fria
1 xícara de óleo vegetal (canola ou milho)

Modo de preparo

Em uma bacia coloque o fermento, o açúcar, o sal, a água e farinha integral, misture com o auxílio de uma colher de pau. Vá colocando aos poucos a farinha de trigo branca e misturando delicadamente com as mãos, até perceber que a massa não gruda nos dedos e que a farinha está bem incorporada à massa. Pode ser que você utilize menos do que as 400g da receita. Essa foi a quantidade que eu utilizei ao fazer aqui em casa.

Tampe a bacia com um pano e deixe a massa descansando por 15 minutos. Depois abra a massa em uma superfície de mármore com o auxílio de um rolo. Polvilhe um pouco de farinha antes, na superfície e no rolo, para que a massa não grude. Caso a massa esteja grudando um pouquinho, é só polvilhar mais farinha. A espessura da massa é à gosto, porém eu acho que o ideal é que seja a mais fina para que não rasgue e não fique pesada.

Corte a massa em discos, podendo usar um pires de café ou um cortador redondo. Coloque o recheio bem no centro, mais ou menos 1 colher de sopa, e feche a massa em formato de triângulo. Divida em três pontas imaginárias o disco. Junte duas pontas primeiramente e por fim junte a terceira. Ficará no formato de esfirra. Aperte bem firme a junção com os dedos para não que as esfirras não abram.

Em um tabuleiro untado, coloque as esfirras e leve-as ao forno por 20 minutos.

Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa receita sempre que quiser!

Compartilhe: