Pasta de amendoim é uma delícia, não é mesmo? Ainda mais quando é caseira. Mas as vezes é bom dar uma variada. Hoje, eu fiz uma deliciosa pasta de castanhas feita em casa que vai deixar seu lanche muito mais nutritivo. No lugar do amendoim, eu resolvi usar algumas oleaginosas. Aliás, a vantagem dessa pasta é que você pode fazer com as castanhas que tiver em casa.

E por falar em castanhas, uma das grandes vantagens é que elas são fonte de vitaminas e fibras, ou seja, garantem uma pele e cabelos mais saudáveis, além de garantir um bom funcionamento do intestino. Quando processadas, elas se tornam uma deliciosa pastinha que ainda é funcional. Uma dica: você pode consumir antes do treino para mais energia.

Há várias maneiras de combinar essa pasta de castanhas. Você pode passar numa torradinha integral, comer ou num pãozinho. Também pode montar um lanche saudável com bananas, mirtilos e morango. Ou ainda adicionar um pouco no seu overnight. Bateu aquela vontade de um docinho? Uma colher de sopa dessa pastinha depois do almoço é uma ótima opção de sobremesa.

Olha só algumas receitas que combinam super bem com a pasta de castanhas:

Receita: Cracker de quínua
Receita: Pão integral 7 grãos
Receita: Biscoitinho integral de banana com aveia

como fazer pasta de castanhas em casa

pasta de castanhas caseira

pasta de castanhas caseira

receita de pasta de castanhas fit

Ingredientes

1 xícara de Castanha do Pará Gaiatri
1/2 xícara de castanha de caju sem sal
1/2 xícara de amêndoas com casca e sem sal
2 colheres de sopa de óleo de coco
1 colher de sopa de Açúcar Mascavo Gaiatri (opções de substituição: melado, agave, mel ou demerara)
1 colher de chá de Cacau em Pó Gaiatri

Modo de preparo

Em um multiprocessador, coloque todos os ingredientes e bata até formar uma pasta uniforme. Bata por cerca de 10 minutos para que as castanhas possam soltar seu óleo. De tempos em tempos, interrompa o processo para poder desgrudar a pasta do fundo. Tem que ter paciência, pois este processo será repetido algumas vezes até a pasta ficar homogênea. Depois que ficar, transira para uma tigela e já pode servir. Ou então, para um recipiente bem vedado e armazenar na geladeira.

Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa receita sempre que quiser!

Compartilhe: