Quem me conhece sabe que eu não dispenso um bom escondidinho. Ainda mais se for vegetariano ou vegano. Passei no horto mercado e trouxe uns cogumelos paris e brócolis fresquinhos. E assim nasceu esse maravilhoso escondidinho de aipim com cogumelos!
Eu resolvi usar o aipim porque acho que o sabor dele combina muito mais com a maciez dos cogumelos refogados. Para incrementar o recheio, utilizei também brócolis, que eu adoro e bastante salsa e cebolinha. Temperei com shoyu, leite de coco e meu tempero favorito: páprica.
O segredo do bom escondidinho é fazer um purê não muito mole com o tubérculo escolhido. O ponto é quando ele fica consistente porém cremoso. Assim, ele não mistura com o recheio durante a montagem e o esconde melhor. Usei parmesão para gratinar, mas para que seja um prato vegano, você pode salpicar cenouras raladas em cima. O resultado vai ser uma camada crocante muito interessante.
Ficou com vontade, né? Então confira essas outras receitas de escondidinho que já fiz aqui no blog:
Receita: escondidinho de proteína de soja com abóbora
Receita: escondidinho de proteína de soja com batata doce
Receita: assado de couve flor e quínua
Ingredientes
Para a massa:
1/2 kg de aipim sem casca
1 xícara de leite de coco
1 cebola pequena picadinha
1 dente de alho picadinho
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
1 pacotinho de queijo parmesão para a cobertura (opcional)
Para o recheio:
500g de cogumelos (eu usei o Paris)
1 cebola cortada em quadradinhos
4 floretes de brócolis picadinhos
1 colher de sopa de molho shoyu
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá rasa de páprica
1/2 colher de chá de sal
Salsa e cebolinha à gosto
Modo de preparo
Cozinhe o aipim até ficar bem macio e reserve um pouco da água do cozimento para fazer o purê. Amasse com o auxílio de um garfo, ou se preferir pode processar no multiprocessador. Neste caso, é bom colocar um pouquinho de água.
Numa panela, faça um refogado com cebola e azeite, acrescente o alho e frite. Coloque o aipim, o leite de coco e misture bem. Verifique se está bom de sal.
Para o recheio, cozinhe o brócolis até que ele fique al dente. Em seguida, frite a cebola no azeite, acrescente os cogumelos e refogue. Coloque o molho shoyu, o sal e os temperos, misture bem e deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos. Ao final, adicione o brócolis e mexa uma última vez.
Pré-aqueça o forno 180º. Enquanto isso, unte um pirex médio, espalhe a metade do purê, coloque todo recheio e, por último, o restante do purê cobrindo o recheio. Salpique queijo parmesão por cima e leve ao forno por 20 minutos. Está pronto!
Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa receita sempre que quiser!
Seja o primeiro a comentar este artigo.