Pasta de amendoim é uma delícia, não é mesmo? Ainda mais quando é caseira. Mas as vezes é bom dar uma variada. Hoje, eu fiz uma deliciosa pasta de castanhas feita em casa que vai deixar seu lanche muito mais nutritivo. No lugar do amendoim, eu resolvi usar algumas oleaginosas. Aliás, a vantagem dessa pasta é que você pode fazer com as castanhas que tiver em casa.
E por falar em castanhas, uma das grandes vantagens é que elas são fonte de vitaminas e fibras, ou seja, garantem uma pele e cabelos mais saudáveis, além de garantir um bom funcionamento do intestino. Quando processadas, elas se tornam uma deliciosa pastinha que ainda é funcional. Uma dica: você pode consumir antes do treino para mais energia.
Há várias maneiras de combinar essa pasta de castanhas. Você pode passar numa torradinha integral, comer ou num pãozinho. Também pode montar um lanche saudável com bananas, mirtilos e morango. Ou ainda adicionar um pouco no seu overnight. Bateu aquela vontade de um docinho? Uma colher de sopa dessa pastinha depois do almoço é uma ótima opção de sobremesa.
Olha só algumas receitas que combinam super bem com a pasta de castanhas:
Receita: Cracker de quínua
Receita: Pão integral 7 grãos
Receita: Biscoitinho integral de banana com aveia
Ingredientes
1 xícara de Castanha do Pará Gaiatri
1/2 xícara de castanha de caju sem sal
1/2 xícara de amêndoas com casca e sem sal
2 colheres de sopa de óleo de coco
1 colher de sopa de Açúcar Mascavo Gaiatri (opções de substituição: melado, agave, mel ou demerara)
1 colher de chá de Cacau em Pó Gaiatri
Modo de preparo
Em um multiprocessador, coloque todos os ingredientes e bata até formar uma pasta uniforme. Bata por cerca de 10 minutos para que as castanhas possam soltar seu óleo. De tempos em tempos, interrompa o processo para poder desgrudar a pasta do fundo. Tem que ter paciência, pois este processo será repetido algumas vezes até a pasta ficar homogênea. Depois que ficar, transira para uma tigela e já pode servir. Ou então, para um recipiente bem vedado e armazenar na geladeira.
Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa receita sempre que quiser!
Oi Mariana,
cozinha é assim mesmo, sempre uma surpresa. Tente colocar na geladeira, o óleo de coco vai ficar mais firme, se de tudo não funcionar minha sugestão é que coloque mais castanha sem colocar o óleo de coco e bata novamente. De qualquer maneira vai ficar uma delícia! 😉
Ge… Eu fiz essa receita hoje. Usei castanha do Pará, castanha de caju e amendoim. Bati por dez minutos, como diz na receita. Mas a pasta ficou super mole, parece uma calda. Será que foi óleo de coco demais??
Oi Wal, na verdade tem de usar um óleo para ajudar no processamento, o azeite funciona também.
Ahh que legal. O amendoim funciona super bem. 😉
Ah nao me esquecendo eu coloquei amendoim tbem.
Na verdade resolvi fazer uma pasta a partir do meu mix de castanhas wue faço para a low carb.
Eu fiz . Levei ao forno castanha de caju, Pará, amendoas, amendoim, avelãs, coco, gergilim e semente de girasol e abobora. Deixeo tostar e levei ao processador ah coloquei 1 colher de azeite extra virgem.
Ficou otima. Tem algum problema ter usado azeite em vez do óleo de coco?
Faça, é uma delícia. Só fica um alerta, não usem o triturador do mixer 3 em um. Façam em um triturador bom, 100% feito para esse propósito. Eu fiz e acabei queimando um fusível do meu mixer. Terei que levar para o conserto, infelizmente. Mas valeu pela experiência. Ganhou mais um inscrito.
Olá Jucimara,
Pode tostar sim, quando você tosta as sementes, dá uma sabor mais acentuado. Eu já fiz das duas maneiras e ficaram ótimas as duas.
Não precisa torrar as sementes?