Eu sou fãzona de banana, seja ela amassada com granola, em alguma sobremesa ou frita acompanhando uma comidinha mineira. E recentemente, descobri que é possível adicioná-la no almoço de uma maneira super saudável!

A banana, quando ainda verde, está em sua melhor forma, pois preserva suas vitaminas e sais minerais. Além disso, sua absorção é mais lenta, o que nos deixa com uma sensação de saciedade por mais tempo. Seu purê, chamado de biomassa de banana verde, é rico em vitaminas e sais minerais.

Experimente trocar o tradicional purê de batata inglesa por esse, muito mais saudável e nutritivo, porque vale a pena!

A biomassa de banana verde não para por aí e pode ter muitos usos na sua cozinha. Ela é uma ótima opção para substituir o leite condensado em receitas, então se você tem restrição a lactose, aprenda agora mesmo a fazer esse purê que é uma mão na roda na cozinha. Dá para fazer brigadeiro sem lactose e brownie sem lactose, e quer saber? Ambos ficam uma delícia!

Para utilizá-la como matéria prima em outras receitas, cozinhem as bananas, passem no multiprocessador e parem por aí. O alho, o sal, o azeite e a cebola são apenas para fazer essa versão de purê de banana.

0001 5DSC_0029DSC_0031DSC_0034DSC_0038 Ingredientes:

3 bananas d’água verdes (começando a amadurecer)
1 1/2 litros de água
1 colher de sopa de azeite
1 dente de alho picado
1/2 cebola picada
Sal e salsinha a gosto

Modo de Preparo:

Lave as bananas com casca em água corrente, coloque-as em uma panela de pressão com a água. Quando a panela começar a fazer pressão, deixe ferver por 15 minutos. Retire da água, deixe esfriar um pouco, retire as cascas e bata no liquidificador ou multiprocessador até formar uma mistura homogênea. Se seu objetivo é utilizar a biomassa de banana verde em outras receitas, pode finalizar seu preparo aqui, caso contrário, siga a receita até o final para o purê de banana verde.

Numa panela coloque o azeite, refogue a cebola e o alho, acrescente o purê e o sal, se necessário coloque um pouquinho de água. Sirva quente. Uma delícia como acompanhamento em sua refeição.

Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa receita sempre que quiser!

Compartilhe: