Hoje em dia, com a oferta e variedade de pães oferecidos nos mercados, pode parecer estranho fazer o próprio pão em casa. O que muitos não sabem, é que é mais simples do que parece. Não tem segredo, não precisa de super equipamentos e melhor, você sabe que ingredientes está colocando na massa. Além de tudo ainda pode escolher o sabor, usar a criatividade e elaborar receitas de acordo com o que você tiver em casa.
A base é sempre a mesma, o que vai variar são os adicionais. Nesse pão de hoje eu coloquei semente de girassol, semente de linhaça, semente de chia e gergelim. Mas você pode fazer um pão temperado com orégano, manjericão, cebola, cheiro verde, tomate seco, etc. Ou até um pão doce, com banana, canela e uvas passas.
Se você quiser um pão 100% integral utilize somente a farinha de trigo integral. Você pode também substituir a farinha de trigo branca por aveia em flocos, gérmen de trigo, fubá ou outra farinha de seu gosto. Neste caso, se for usar esta opção, utilize a farinha de trigo integral para dar o ponto na massa.
Há um tempo atrás eu comprei uma daquelas engenhocas típicas da Polishop: uma panificadora automática e, gente!, que coisa mais maravilhosa. É só colocar os ingredientes e programar a máquina para a hora que você quer que o pão fique pronto. Imagina acordar de manhã com um cheiro de pão quentinho delicioso pela casa!
Mas hoje vou ensinar a fazer pão à moda antiga, sem essas coisas de máquina nem tecnologias. Vou ensinar uma receitinha simples e rápida para quem quer aprender a fazer pão em casa, sem mistérios. Vamos conferir?
Ingredientes
2 xícaras (250g) de Farinha de Trigo Integral Gaiatri
2 xícaras (250g) de farinha de trigo
1 colher de sopa rasa de sal
1 colher de sopa de Açúcar Mascavo Gaiatri
¼ xícara (50ml) de óleo de soja
½ xícara (300ml) de água morna
10g de fermento biológico seco
Modo de Preparo
Misture o fermento na água morna e reserve.
Numa bacia, coloque a farinha integral, o sal, o açúcar mascavo, o óleo e a água com fermento. Misture tudo.
Vá adicionando a farinha de trigo aos poucos até dar o ponto, que não grude nas mãos.
Amasse bastante, cubra a massa e deixe fermentando por 15 minutos.
Após, forme os pães como quiser e coloque-os num tabuleiro/forma untado. Pincele com água para a massa não ficar ressecada. Deixe o pão crescer até dobrar de tamanho (aproximadamente 45 minutos)
Leve ao forno pré aquecido a 180°C por 30 minutos.
Se estiver calor o pão irá crescer mais rápido, portanto fique de olho.
Quando retirar do forno, espere aproximadamente 10 minutos para esfriar e desenformar.
Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa receita sempre que quiser!
Olá João,
que legal que está fazendo pães, e principalmente os integrais que sou fã. Mas não tem mistério, pegue uma receita básica e acrescente algum ingrediente integral, as sementes são bem legais de usar, dão uma textura deliciosa ao pão. Mas em breve entrará mais uma receita de pão no blog.
Vou ver se tenho alguma outra receita e te envio. Boa sorte!
Boa noite, Gê. Sou amigo do Alexandre. Hoje ele me indicou seu blog para encontrar receitas de pão integral. Faço pães caseiros há muitos anos e estou querendo comercializar. Como faço, mas não domino bem os integrais busquei sua receita. Gostei e farei neste final de semana. Por acaso você tem mais alguma que pudesse disponibilizar por e-mail ou pelo blog? Ficaria muito grato.
Obrigado, e parabéns pelo trabalho.
João Weinem
Olá Claudia, que bom que gostou do blog, estaremos sempre postando novidades e receitas super saborosas! Aproveite!
Olá !!
Vou experimentar sua receita do pão. Gostei da sugestão de pincelar com água para não ressecar, ainda não tentei isso .
Adorei o Blog, vou sempre dar uma espiadinha nas novidades 🙂
Oi Jûlia, minha sugestão de usar as duas farinha é para obter um pão mais macio, mas fazendo o pão em casa você pode passear pelos cereais e criar um sabor só seu. Quando for fazer utilizando somente a farinha de trigo integral, tente deixar a massa um pouco mais pegajosa, pois desta maneira o pão não irá ficar pesado, facilitando o crescimento.
Obrigada pela sua pergunta e já dei uma atualizada no post falando sobre isso.
Que bom Márcia, fico feliz em dividir estas delîcias!
Adorei a receita! Maravilhosamente simples, fácil e gostosa! Obrigada, GE!
Oi, Gê!
Quero muito fazer esse pão, mas tenho mesmo que usar as duas farinhas de trigo, integral e comum?
Não dá para usar só a integral?