Em uma viagem à Bahia, provei um creme de aipim delicioso e adorei! Pedi algumas dicas para a cozinheira do restaurante e resolvi testar na minha cozinha. O resultado: todo mundo lá em casa adorou!
A receita é simples, rápida e fácil. É uma ótima opção se o aipim não tiver com aquela textura desmanchando. Não sei quanto a vocês, mas eu sempre tenho dificuldades de comprar um aipim daqueles bem macios. Aliás, se alguém tiver alguma dica, será super bem vinda!
Confira os ingredientes e o modo de preparo abaixo:
Ingredientes
700g de aipim sem casca
3 colheres de sopa de azeite
1 1/2 colher de sobremesa de sal
Meia cebola picada
2 dentes de alho picados
Modo de Preparo
Descasque o aipim (ou compre já descascado para facilitar), parta em pedaços menores e cozinhe com água em uma panela de pressão por 30 minutos.
Assim que estiver cozido, retire a água e reserve, pois a usaremos ao final. Lembre-se de tirar os fiapos do aipim.
Amasse o aipim com um garfo ou processe em um multiprocessador.
Em uma panela, refogue a cebola com o azeite, depois o alho e acrescente o aipim. Se você achar que não chegou no ponto de purê e está muito firme, use um pouco da água que você havia separado.
Adicione o sal e está pronto para servir!
Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa receita sempre que quiser!
Oi Raissa,
ótima dica, obrigada por compartilhar conosco. Beijos
Quando for comprar o aipim, quebra ele no meio, se for resistente pra quebrar e tiver branco umidificado por dentro é novo. Mas se ele fizer um barulho seco e quebrar fácil, já passou do ponto.
Oi Anna, excelente a dica, amei. Estas dicas de vó valem muito a pena. Vou conferir. Beijos
Dica da vovó q todo mundo conhece…aipim bom so nos meses q não possuem a letra R, ou seja de maio a agosto. Estoque o aipim desse período no freezer ja descascado num saco bem fechado. Assim sempre q precisar tera aipim bom. Comprar fora desse período e arriscado e ele vai ter que morrer na panela de pressão.