Quantas vezes você come salada por semana? Muitas vezes deixamos de comer uma saladinha por preguiça de preparar ou simplesmente por preferirmos opções mais práticas no dia a dia. Por isso, resolvi escrever esse post com 5 dicas para você montar a sua salada de pote sem medo.

As saladas são sempre uma ótima opção quando bate aquela fome. Você sabia que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendável o consumo mínimo de 400g de frutas e hortaliças por dia? No entanto a gente sabe que, com a rotina, torna-se complicado manter as quantidades exatas recomendadas.

É aí que entram as famosas saladas de pote. Super práticas, as saladas montadas em potes de vidro podem ser transportadas para qualquer lugar e duram até 5 dias na geladeira!

salada de folhas com cranberry

#1 Os potes

A primeira dica é escolher bem seu pote. Os mais recomendados são os potes de vidro, pois além de armazenar melhor os alimentos, eles fazem a salada durar mais do que usando os de plástico.

Uma boa ideia é reutilizar potes de alimentos em conserva. O pote de 500g é ideal para uma pessoa e o de 800g para duas. Lave bem seu pote e esterilize-o. Quanto mais limpo, mais duradoura será sua saladinha.

#2 Higienizando os alimentos

Lave bem todos os seus legumes e vegetais. A dica é imergi-los em um pote com água e água sanitária. Para cada litro de água, adicione uma colher de sopa de água sanitária. Deixe descansar por 15 minutos, depois enxágue tudo muito bem e espere secar. Mesmo se eles forem orgânicos, é importante que se higienize bem os componentes da salada.

#3 Dicas que fazem a diferença

Prepare bem seus ingredientes antes de levá-los ao pote. Depois de higienizá-los, alguns cuidados são necessários.

A cenoura e o repolho ficam melhor na opção ralada. O brócolis e a couve-flor precisam estar previamente cozidos. Para isso, você pode deixá-los por 3 minutinhos no vapor. Outra dica é utilizar o tomate cereja, pois ele solta menos água que o tomate tradicional picado. Além disso, picar as folhas maiores como rúcula, alface e agrião pode facilitar na hora da montagem. Parecem dicas bobas, mas que fazem a maior diferença!

#4 Coma colorido

Já ouviu a expressão “quanto mais cor, melhor”? É exatamente isso que a salada de pote propõe. Além de saudável, sua salada ficará linda e cheia de camadas coloridas. Para isso, fique atento às cores:

● Verdes: clorofila
● Amarelo/Laranja: caroteno
● Vermelhos: licopeno
● Roxos: antoniocina
● Brancos: flavona

ingredientes salada de pote

#5 E a montagem, Gê?

1. Comece pelo molho, ele deve ficar no fundo do pote.

Você pode experimentar um destes dois simples molhos para salada; um molho pesto, que eu já ensinei como fazer em casa aqui no blog; ou então apostar na nossa deliciosa maionese de abacate vegana disponível aqui.

Outra dica deliciosa são as Pastas de Soja da Gaiatri! O único porém é que elas não podem ficar fora da geladeira por muito tempo.

2. Em seguida, é hora de colocar os legumes e verduras mais pesados e que podem ficar em contato direto com o molho. Utilize grão de bico, feijão, pepino, brócolis, couve-flor.

3. Agora coloque os vegetais mais leves e que não podem ficar em contato direto com o molho. Você pode colocar milho, ervilha, cenoura ralada e tomate.

4. Por fim, adicione as folhas picadas. Aposte num mix de folhas verdes como rúcula, alface, manjericão, agrião, espinafre, etc.

5. Uma última dica é adicionar um Mix de Frutas Secas e Nuts da Gaiatri, sementes ou até mesmo frutas frescas. Maçã, banana, manga, gojiberry.

6. Ao finalizar, tampe bem o seu pote e armazene-o na geladeira. Não é recomendável o congelamento.

Em um mesmo dia, você pode preparar cinco potes que duram até cinco dias na geladeira. Então separa aí uma hora do seu domingo para tornar toda a sua semana mais saudável. Leve para o trabalho ou faculdade e substitua aquele almoço ou jantar pesado de self service. Pronto. Agora é só colocar sua salada de pote na bolsa e se deliciar!

Veja algumas receitas aqui do blog para você se inspirar na hora de preparar suas combinações de salada de pote:

Salada verde com cranberry

Salada de beterraba com abacaxi

Salada de lentilha

Salada de grãos (rica em fibras)

Foto de capa via.

Gostou? Salve no Pinterest e acesse essas dicas sempre que quiser!

Compartilhe: