Se você está buscando uma saladinha diferente para um almoço de fim de semana, a receita de hoje é para você! Preparei um delicioso sunomono de pepino. Esse prato, tipicamente japonês, é servido em pequenas porções e tem um sabor todo especial porque nada mais é do que uma salada de pepino agridoce.

Curiosidade: você sabia que a palavra sunomono significa literalmente “coisas avinagradas”? Sim, essa saladinha de pepino leva algumas colheres de vinagre, mas o sabor delicioso fica por conta do balanço do açúcar.

Veja outras receitas que podem combinar bem com seu almoço oriental:

Receita: Shimeji com vagem e tofú defumado
Receita: Refogado de cogumelos com alho poró
Receita: Refogado de cogumelos com legumes

Ingredientes Sunomono

Receita Sunomono

Como fazer Sunomono

Ingredientes

1 pepino japonês grande cortado em rodelas bem finas
1 colher de sopa de Sal do Himalaia Gaiatri
3 colheres de sopa de vinagre de arroz
2 colheres de sopa de açúcar orgânico (não use refinado)
1 colher de sopa de Gergelim Gaiatri
óleo de gergelim para finalizar (opcional)
Sal a gosto

Modo de preparo

Comece tostando numa frigideira as sementes de gergelim rapidamente. Deixe esfriando enquanto o restante é preparado.

Em seguida, prepare o molho agridoce para que o mesmo esteja frio quando for usar. Em uma panela pequena coloque o açúcar, misture o vinagre e ligue o fogo baixo. Deixe aquecer até que o açúcar derreta, misture um pouco. O molho estará pronto quando todo o açúcar tiver dissolvido. Retire do fogo e deixe esfriar, se preferir coloque-o numa outra vasilha para esfriar mais rápido.

Lave o pepino e seque-o. Para fatiá-lo, use um cortador de legumes para fazer rodelas bem fininhas. Caso não tenha, utilize uma faca e corte o mais fino que conseguir. Coloque o sal, misture bem aos pepinos e deixe-os descansar por 15 minutos. Eles irão desidratar liberando muita água. Por isso, coloque-os num escorredor grande com uma bacia embaixo para escorrer o líquido. Em seguida, enxágue-os em água corrente e esprema-os  bem entre as mãos, depois seque com uma toalha de papel.

Coloque os pepinos em um bowl, adicione o molho de vinagre e, se desejar, coloque umas gotinhas de óleo de gergelim. Finalize a salada com o gergelim polvilhado por cima. Sirva gelado.

Esta receita rende duas porções.

Gostou dessa receita de sunomono? Salve no Pinterest e acesse essa receita sempre que quiser!

receita de sunomono

Compartilhe: