Bolo de tangerina sem glúten? Sim, isso é possível! Não só é possível como é divino. Se você sofre restrições com glúten ou simplesmente evita seu consumo, confira a receita de hoje e se apaixone por ela também.

Lembram do Bolo de Batata Doce com Castanha do Pará (sem glúten) que postei aqui no blog há um tempinho atrás? Esse bolo de tangerina tem uma consistência similar, fica leve e fofinho. O aroma cítrico também está presente em ambos, fiz uma calda de laranja para o primeiro e esse tem a tangerina como o ingrediente principal.

Vamos aos ingredientes e modo de preparo? O primeiro passo é o mais trabalhoso, mas pode ter certeza que vale a pena. O resultado é um sonho e você não vai se arrepender!

Ingredientes bolo de tangerina

bolo clementine 1

bolo clementine 2

bolo clementine 3

bolo clementine 4

receita bolo clementine sem gluten

bolo tangerina sem gluten

Ingredientes

2 tangerinas, aproximadamente 400g (para fazer 3 xícaras de purê)
4 ovos caipiras
3 xícaras de farinha de amêndoa
1 xícara de açúcar demerara
1 colher de chá de fermento em pó

Modo de preparo

Lave bem as tangerinas com casca. Coloque-as em uma panela, cubra com água fria e leve ao fogo para ferver por 15 minutos. Jogue a água fora e repita o mesmo processo, cozinhando por mais 15 minutos. Esta fervura é essencial para tirar o amargor da casca. Retire-as da água e deixe esfriar.

Pegue uma bacia, pique as tangerinas, com a casca retirando todas as sementes e as partes brancas do miolo. Para fazer o purê, bata no multiprocessador.

Em uma batedeira (se preferir pode bater na mão), bata bem os ovos com o açúcar demerara, acrescente a farinha de amêndoa e o purê de tangerina, misture bem. Por último, acrescente o fermento.

Despeje em uma forma redonda que solta o fundo. Leve ao forno a 180 graus por 1 hora. Espete um garfo para ver se sai sequinho, se não, deixe por mais alguns minutos.

Gostou? Salve no Pinterest e acesse essa receita sempre que quiser!

Compartilhe: